segunda-feira, 8 de abril de 2024

PROPÓSITOS FEITOS PELO PE. JOSE ERLEI QUATRO DIAS ANTES DE SUA ORDENAÇÃO PRESBITERAL



Um dia (14/06/1994) eu pensei no que eu desejava para o sacerdócio que o Senhor me confiou; então fiz estes propósitos:

 

Antes de tudo, repito aquilo que vou pedir na ordenação. QUE EU SEJA UM PADRE SEGUNDO O CORAÇÃO DE JESUS CRISTO.

 

  1. Celebrar As Primícias do Sacerdócio nas intenções da Igreja, pelo papa, pela paz, pela Diocese, pelo Bispo, pelos pais, irmãos e parentes e pelos benfeitores;
  2.  Celebrar bem a missa e os sacramentos. Preparar-me exterior e interiormente;
  3.  Colocar na patena e no cálice a comunidade e minha vida;
  4.  Celebração eucarística quotidiana, com adequada preparação e ação de graças;
  5.  Celebração integral e fervorosa da Liturgia das Horas;
  6.  Exame de consciência regular;
  7.  Lectio Divina;
  8.  Momentos de silêncio;
  9.  Leitura hagiográfica;
  10.  Devoção a Nossa Senhora: Consagração;
  11.  Adoração Eucarística;
  12.  Dar atenção à digna celebração dos mistérios sagrados: ambiente, objetos, paramentos, cantos, etc.;
  13.  Proceder com vigilância diante de tudo o que pode colocar em risco a castidade;
  14.  Dedicar tempo e energia para ouvir as confissões;
  15.  Direção espiritual a quem pedir;
  16.  Preparar sempre as pregações;
  17.  Nunca deixar de dizer uma mensagem sobre o evangelho ou o que se celebra;
  18.  Sentir-me um com os doentes, enlutados, sofredores;
  19.  Comungar da pastoral diocesana e, na paróquia, incrementar as diversas pastorais;
  20.  Não discriminar os fiéis por causa de sua opção político-partidária;
  21.  Celebrar na vila vicentina;
  22.  Celebrar e dar atenção pastoral aos bairros;
  23.  Celebrar, com frequência, nas comunidades rurais, promover a catequese e a vida litúrgica-eucarística. Ir com tempo;
  24.  Atender bem a todos, na casa paroquial, na Igreja, na rua, nas capelas, etc.;
  25.  Dar atenção aos jovens e às escolas;
  26.  Participar, periodicamente, das reuniões dos movimentos e pastorais;
  27.  Rezar com o povo nas suas orações e devoções populares;
  28.  Presidir as exéquias doentes e visitar os parentes dos mortos;
  29.  Visitar os doentes, encarcerados, asilo, o hospital;
  30.  Não maltratar a ninguém por causa de horário;
  31.  Ao viajar, levar o ritual e os Santos óleos;
  32.  Dar atenção às vocações nas paróquias;
  33.  Aceitar de boa vontade, no espírito de serviço e obediência, as missões para as quais o senhor bispo me designar;
  34.  Dar atenção aos padres idosos;
  35.  Ser amigo e solidário dos irmãos do presbitério;
  36.  Não abandonar os estudos;
  37.  Não ser financista: não viver, vestir, preocupado com comodidades, vaidades, luxo по vestir, carro, casa;
  38.  Empregar parte do que receber para as vocações e os pobres;
  39.  Ser honesto no cumprimento dos deveres;
  40.  Ter transparência administrativa;
  41.  Recusar honrarias;
  42.  Não me esquecer de minha família;
  43.  Lembrar-me sempre de que sou servo. Quem governa a Igreja é Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de seu Espírito Santo.
  44.  O Senhor que me chamou é fiel, é ele quem vai agir.

 

Diácono José Erlei de Almeida. 

Carmópolis - MG

 

Observação: Estes propósitos foram conservados por Pe. José Erlei dentro de seu "Breviário", durante toda sua vida presbiteral.

 

O texto a seguir foi encontrado em seu bolso após seu falecimento: "Não perguntes se és feliz, pergunta antes se os que convivem contigo são felizes, pois, a melhor maneira para alcançar a felicidade é fazer os outros felizes" (02/11/2001).

 

Para saber mais: Clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário