sábado, 30 de março de 2019

“Oficina de Missão” no Encontro de Líderes da JMV BH - MG Brasil, 2019



“A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês! ”
(Para Francisco, JMJ Rio 2013)

A JMV é uma associação eclesial, laica, mariana, vicentina e missionária. Nessa oficina trabalharemos a dimensão missionária de nossa associação. Todo cristão é missionário, chamado a sair de si mesmo para fazer de sua vida um dom para a humanidade. Assim a JMV está chamado a ser profeta e testemunha do amor de Deus, comprometendo-se a dando testemunho d'Ele com palavras e obras.

Em muitos grupos de base da JMV essa nota missionária se dá no terceiro encontro do mês, quando o grupo deixa as quatro paredes e vai ao encontro dos mais pobres onde realiza visitas domiciliares, colégios, hospitais, asilos de idosos, orfanato para crianças, casa de apoio, serviço a mulher marginalizada, drogadictos, imigrantes, etc. A ação não tem que se resumir a uma visita, pode-se inclusive fazer campanhas vocacionais ou de doações de brinquedos, roupas ou alimentos para necessitados, tardes de missões no bairro, abraços grátis, fazer mutirão de limpeza de uma obra social ou da casa de um idoso ou enfermo, buscar parcerias com outros ramos e associações afim de que o trabalho se fortaleza e seja mais efetivo, ou seja fazer um serviço concreto!
Nessa oficina nos deteremos sobre o tema das missões e de posse de nossas bíblias tomaremos nosso trem missionário e percorreremos sobre algumas passagens que aludem às mesmas.


Para se realizar uma missão requer seguir passos importantes. Um modelo de missão pode obedecer a seguinte estrutura: pré-missão (preparação), missão (execução) e pós-missão (resultados). Esses passos devem caminhar em sintonia, conforme vagões de um trem.

Analisaremos cada um dos passos buscando na bíblia versículos que fundamentam cada um deles:

1º PASSO: PRÉ-MISSÃO
a) Decidir-se pela missão: Maria decide pela missão de dá à luz a Jesus: “Eis a ___________ do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua _____________” (Lucas 1,38). Nós também somos convidados a levar a luz de Cristo ao mundo.
b) Convocar missionários: Após seu batismo Jesus convocou seus primeiros discípulos para uma missão de pescar almas para o reino: “Sigam-me, e eu farei de vocês _____________de homens’. Eles deixaram imediatamente as _____________, e seguiram a Jesus”. (Mateus 4, 19-20). Jesus continua chamando, escute a voz do Mestre em seu coração e siga-O!
c) Formar os missionários: Na escola de Jesus o maior ensinamento é o amor. Jesus reúne ao redor de si seus seguidores e os instruem no sermão da montanha: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu _____________, e odeie o seu inimigo!’ Eu, porém, lhes digo: __________ os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim vocês se tornarão __________ do Pai que está no céu, porque ele faz o __________ nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos”. (Mateus 5, 43-45). Assim amemos a Deus sobre todas a coisas e ao próximo como a nós mesmos.
d) Consolidação de novas lideranças: Depois da profissão de fé, Jesus escolhe Pedro para liderar sua Igreja: “Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa __________ construirei a minha Igreja, e o _________ da morte nunca poderá vencê-la” (Mateus 16,18). Qual a missão que Jesus nos confia hoje?

2º PASSO: MISSÃO
e) Anúncio explícito da Palavra de Deus: Já ressuscitado Jesus aparece a seus discípulos e diz:  “Vão pelo _________ inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a ___________. Quem acreditar e for batizado, será salvo”. (Marcos 16, 15-16). Hoje Jesus continua nos convocando para ir de missão. Qual será nossa resposta?!
f) Visitas domiciliares. Jesus visitava o povo de Deus e os ajudava suprir suas necessidades. “ Jesus saiu da sinagoga, e foi para a casa de Simão. “A sogra de Simão estava com ­­­­­­­_________ alta, e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se para ela, __________ ameaçou a febre, e esta deixou a __________. Então, no mesmo instante, ela se levantou, e começou a servi-los” (Lucas, 4, 38-39). Nós também somos convidados a visitar nossos familiares e amigos, bem como aos idosos, enfermos, e especialmente aos mais pobres.
g) Missas, procissões, encontros específicos, sacramentos, etc. As missões são um tempo privilegiado da graça do Senhor Jesus: “O Espírito do __________ está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa __________ aos pobres; enviou-me para proclamar a ______________ aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de ___________ do Senhor” (Lucas 4, 18-19). Fazer a Vontade de Deus foi o programa da vida de Jesus. Qual o seu projeto de vida? Ele está em conformidade com a Vontade de Deus?

3º PASSO: PÓS-MISSÃO
h) Perseverança e fidelidade em Deus. Quem tem uma experiência de encontro com Cristo não esquece e nem guarda para si, mas testemunha-O com sua vida. Assim aconteceu com as pessoas que foram curadas por Jesus, com quem O escutou falar, com quem caminhou com Ele - como os Discípulos de Emaús: “Então os dois contaram o que tinha acontecido no ______________, e como tinham reconhecido Jesus quando ele partiu o __________” (Lucas, 24, 35). Assim somos convidados a viver tudo aquilo que aprendemos sobre Jesus e anunciar o seu nome aos demais.
Sejamos também nós, a partir de nossas realidades, discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Referência: Bíblia Pastoral da Paulus

ESQUEMA PARA VISITAS MISSIONÁRIAS NAS FAMÍLIAS:


1. Saudação Inicial: Desejar a paz!
2. Apresentação: Quem somos? Quem nos enviou?
3. Objetivo da visita: Por que estamos aqui?
4. Escutar o que a família visitada tem a dizer (Importante)
5. Caso a família aceite fazer um momento de oração:
I) Se a família for católica:
a) Iniciar com o sinal da cruz
b) Perguntar se a família tem alguma intenção de oração e colocar as suas intenções. Pode-se ainda se reconhecer como pecador e ou agradecer a Deus pela sua misericórdia para com todo nós.
c) Leitura e partilha de um texto bíblico. Sugestões:
          • Lucas 10, 38-42: “Marta recebeu a Jesus”
          • Lucas 19,1-9: “Hoje a salvação entrou nesta casa”
          • Lucas 10,5-9: “A paz esteja nesta casa”
          • Alguém doente: Mateus 11,28-30: “Vinde a mim e eu vos aliviarei”
d) Preces pela família, pela casa, pelas necessidades das pessoas etc. (opcional)
e) Bênção: “Senhor, abençoa os membros desta família, sua casa e todos os seus bens, protegendo-os e livrando-os dos perigos e tentações, animando-os no compromisso familiar e comunitário, tornando-os testemunhas de vida nova. O Senhor os abençoe e guarde! O Senhor lhes mostre sua face e tenha piedade de vós! O Senhor lhes mostre o seu rosto e lhe conceda a paz!” Amém!!!
f) Pedir a benção de Deus sobre água e/ou aspergir água benta sobre a família e casa cantando um canto de benção e/ou rezando o Pai Nosso e a Ave Maria.
g) É oportuno terminar com o abraço da Paz e o sinal da cruz...
II) Se a família não for católica pode ser feito, em comum acordo com a família visitada os passos anteriores, excluindo a Ave Maria, benção e aspersão da água e rezar o Pai Nosso Ecumênico: “Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, perdoa as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre. Amém!”
6. Conclui-se a visita agradecendo a família, dando alguns avisos e lembrança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário