sábado, 10 de março de 2018


O suicídio é uma triste realidade em todas as épocas e regiões do mundo. Ele pode ser evitado, converse, peça ajuda, fale de seus sentimentos, há muitas pessoas que nos amam e estão de nosso lado. Ante qualquer sinal de suicídio ligue: 141, ali você será bem atendido, há quem lhe escute com total sigilo.  

As causas de suicídio são diversas. Praticá-lo não resolve nada, ao contrário, surgem vários outros: a morte para quem o pratica e muitos outros problemas para familiares e amigos. Ver a seguir carta do jovem, curitibano, de 17 anos, com iniciais LSO foi vítima desse mal no inicio de 2018:

“Olá meu nome Lucas como todos vocês já devem saber, se estão lendo isso provavelmente eu já devo estar morto, ou prestes a cometer suicídio, queria pedir desculpas a todos os familiares, "amigos" tenho só a dizer que essa dor que vocês estão sentindo vai passar, devem ta se perguntando porque ele fez isso ? Qual foi motivo ? Ele não tinha tudo ? Oque falto ? Tenho a dizer falto tudo, sem vocês perceberem eu fui morrendo aos poucos, desdo dia que eu fui espancado pela primeira vez na escola, pela pessoa que eu considerava como meu amigo, aquilo foi um dos meus maiores traumas, mais mal eu sabia que a pessoa que disse que me protegeria que me chamava até de irmão e eu tratava como tal, me chutou como se eu fosse um cachorro eu fikei sem entender até hoje, o porque que meu melhor amigo pode ter feita tanta crueldade comigo sem eu te fazer nada, jogou tudo nossa história porque ? Porque você queria cola na prova eu bati sem querer no seu óculos e tu mentiu que eu tinha batido na sua cara, eu nunca vou esquecer de você me chutando e logo depois chutou minha cabeça fazendo que eu batesse a cabeça na janela , foi tudo como cena de filme, eu senti tudo se mexendo devagar, eu escutava as vozes dos outros cada vez diminuindo, minha visão escurecendo aos poucos, até que eu apaguei e logo depois entrei em convulsões, em meio ao chão, por dentro eu só pensava porque ele fez isso ? Eu não era seu amigo ? Porque Deus de novo tu fez isso comigo? Eu não era um mal filho oque eu fiz pra merecer tanta desgraça , e bem no dia do meu aniversário é esse presente que me da ? E ainda ele ficou em pune como que direção do meu colégio não fez nada a respeito? E ainda falaram que eu provoquei gente ele dava meu dobro de tamanho , eu tinha como meu amigo, mais enfim esse foi mais um trauma, uma parte do meu coração morreu ali, logo depois eu amava tanto uma garota, e acabei me afastando dela por causa disso, então eu fui pra noite, sem conhecer ninguém , mais eu ja não estava mais vivo mentalmente, porque além desses problemas na escola, eu tinha que ver meu pai chegar bêbado todos os dias, e sempre me chingando me agredindo sem eu fazer nada, um homem que nasceu na igreja eu vi virar um monstro, antes a gente sai em família , i a toda família no Park eramos felizes, ai penso pai porque ,? Você destruiu sua própria família, sabe aquelas vez que você me chingava, ou falava que não me amava se sabe o quanto isso doeu em mim ? Sim pai eu não esqueço, todas as vezes que chegava brigando com minha mãe e eu crescendo vendo vocês saindo na porrada, Se acha que isso não me marcou ? Todas as vezes que tu só dava atenção pro meu irmão e me deixava de lado, todos abraços que você deu nele e em mim você nem chegava perto se sabe como dói isso em uma criança, ? Poise pai olha oque sua bebida fez comigo e com sua família, mais dae tu deu tempo né só que eu ja ia desmotivado pra escola, eu criei amizades conheci gente nova, mais eu percebi que meus amigos só são amigos quando precisam de você , quando precisam de dinheiro, quando querem uma mina , ou só quando você tem que ir pra festas, então mais dae eu cansei dessas coisas, parei de ir pra festas, parei de sair pros rolê e comecei a ver como meus amigos foram diminuindo, dae os que sobraram começaram a namorar e dae eu percebi que estava sozinho, enquanto isso você pai tava nos bares, nunca sentou pra conversar comigo, pergunta como eu estou, apenas sempre só cobrou de mim, e me crítico nunca me elogio
Enquanto isso eu conheci uma garota e me apaixonei por ela mais ela , sofreu muito como eu e acabou esfriando , foi que eu percebi como a humanidade é cruel, mais seis deve ta perguntado e minha mãe ? Cara não tem o que falar de minha mãe ela simplesmente a mulher mais incrível do mundo, ela sempre entrou na frente pra proteger eu de meu pai, mais minha mãe sempre trabalhou pra ajudar em casa, e msm assim meu pai chegava chingando ela , como isso me irritava mais como eu era criança não podia fazer nada e com isso o amor que senti pelo meu pai virou ódio, raiva, fúria, tudo acumulando, até que um dia eu ja estava grande, ele chegou bêbado e como sempre implicando comigo, me Chingando ai eu te pergunto pai porque tanto ódio de mim, oque eu te fiz pra não me amar ? E então um dia ele chegou me agredindo e desta vez eu reagi e apliquei um golpe de enforcamento, e quase o matei, ai vocês devem ta perguntando e sua mãe porque ela não se separou eu tanbem me perguntei isso mais então eu percebi que ela foi vítima também, pois infelizmente ele que sustenta nossa casa, e sem ele passaríamos fome, então eu simplesmente aceitava tudo e fui morrendo aos poucos comecei a me auto mutilar, mais msm assim parece que meu coração ainda sofria, em ver tudo isso, eu já acabei perdendo minha vida social eu já não consigo sorrir mais, eu sempre choro, mais dae eu não te culpo mãe eu sei que você é muita ocupada, mais teu erro foi se preocupar mais com os outros e não viu que seu filho já não era mais o mesmo, e mãe você viu que tomei aqueles remédios pra se matar, você não veio falar comigo, você apenas me xingou, e rio ainda, e quando eu tomei coragem de conversa com você, eu disse pra você que estava com Depressão tu apenas me xingou e disse vai se tratar então tipo só isso mãe pouxa isso me deixo triste, mais oque me deixa mais triste foi ver que meus amigos simplesmente me abandonaram, sabe quando mais precisei vocês sumiram, mais tudo bem eu perdoo vocês e espero que sejam felizes amo todos vocês e vão estar sempre em meu coração, me desculpa de verdade, vão me chamar de egoísta, mais eu digo porque choràs em meu felizes. Parem de brigas, deixem o orgulho de lado, como diz Renato russo: é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.
Essa é minha mensagem a todos vocês e Adeus, e Pai eu te perdoo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário