1.Quando as pessoas estão fofocando
As pessoas gostam de fofocar; simples assim. Pode até parecer engraçado e divertido, mas não caia na besteira de falar dos outros. Ao ver alguém falando sobre seus amigos ou de alguém que você conheça, evite fazer qualquer comentário. Apenas escute… assim você aprenderá muito sobre a pessoa que está falando e, também, sobre aquela de quem estão falando.
Se perguntarem sua opinião sobre a pessoa criticada, o melhor é ficar calado ou dizer algo do tipo: “acredito que ela faz o melhor que pode”. Ainda que, no momento, você possa se sentir fora de contexto, depois você se sentirá muito melhor.
2.Quando perguntam sobre sua vida amorosa
“Como foi seu encontro ontem a noite?” Ou, “Como tal pessoa é na cama?” São duas perguntas muito comuns, mas elas não são as únicas. Geralmente são feitas por amigos nossos e, por isso, parece normal responder com muitos detalhes. O melhor que você pode fazer com esse tipo de pergunta é deixar um mistério no ar.
A primeira razão é que, provavelmente, você não gostaria que seu parceiro andasse por aí respondendo perguntas similares sobre você. Mas, além disso, falar muito rápido sobre esses temas faz os outros pensarem que você não é uma pessoa muito confiável. Se você tiver a necessidade de comentar algum problema, ou quiser que alguém te escute, é melhor recorrer a seu melhor amigo ou a seu parceiro.
3.Depois de um erro muito óbvio
Pode acontecer de você ser erroneamente acusado por algum fato ou atividade. Evite cair na tentação de mencionar a todo momento que foi outra pessoa que errou. Naturalmente, você precisará se defender de qualquer acusação, mas não tente fazer o culpado passar por um papel ridículo. Essa atitude lhe faria parecer pedante e, acredite, isso é muito pior.
4.Quando você for especialista
Todos nós somos especialistas em algum assunto, mas sair gritando aos quatro ventos não é a melhor coisa a se fazer. Ainda que você sinta a necessidade de que os demais reconheçam seus conhecimentos, evite mencioná-los em momentos não apropriados. Por exemplo, num jantar com amigos e familiares, foque em passar um momento agradável com eles, e não em se mostrar. Logo você terá a oportunidade de falar sobre seu trabalho, ou num jantar com seu chefe, quem sabe.
5.Se você tiver conhecimento de um segredo do qual poderia se beneficiar…
Se você se encontra em uma situação em que sabe de algo que poderia melhorar a sua vida, suas finanças ou qualquer outro aspecto, mas que poderia afetar alguém, não se utilize disso. É uma situação complicada, porque você sentirá a tentação, mas se mostraria como alguém pouco confiável. Ainda que você não acredite, os benefícios de ficar calado, em casos assim, podem ser maiores do que as vantagens momentâneas.
6.Se você não tiver conhecimento sobre o assunto
Seja entre amigos ou no trabalho, sempre corremos os risco de cair num assunto sobre o qual não sabemos nada. Mesmo que seja difícil não opinar, é melhor não dizer algo inapropriado ou que possa lhe afetar de alguma maneira.
7.Em discussões
Cale-se. Escute. Espere. É nesse preciso momento que dizemos coisas das quais podemos nos arrepender. Não é bom falar quando estamos de cabeça quente. Você pode discutir com seu chefe, com seus pais, com sua família… mas se perceber que a discussão está se transformando em uma briga, é melhor ficar calado.
Espere até que vocês estejam calmos para pensar claramente e expor o seu ponto de vista. Mesmo que você tenha razão, espere, pois o seu interlocutor não vai lhe entender. No começo, será complicado não falar, mas você só precisa de um pouco de prática.
Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/momentos-nos-quais-e-melhor-ficar-calado/
Nenhum comentário:
Postar um comentário