quarta-feira, 6 de julho de 2016

Pe. Tomaž Mavrič: Novo Sucessor de São Vicente

Pe. Mól, CM (Provincial da PBCM) e Pe. Tavrič, CM (Superior Geral)  

5 de julho de 2016. Nosso dia começou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre Gregory Gay, em seu último ato como 24º Superior Geral. Ao final da celebração, a Assembleia invocou a bênção do Senhor sobre o Padre Gregory, prorrompendo depois em vibrante aplauso para dizer do reconhecimento agradecido de toda a Congregação pela fecundidade de seu generalato ao longo dos 12 últimos anos.

Na sala magna, reunidos os 113 delegados, sustentados pela comunhão espiritual de tantos irmãos e irmãs espalhados pelo mundo, invocamos o Espírito Santo e procedemos à eleição do novo sucessor de São Vicente para os próximos seis anos. Depois do terceiro escrutínio, acolhemos a novidade do Espírito na pessoa do Padre Tomaž Mavrič, atual Vice-Visitador da Vice-Província de São Cirilo e São Metódio, que compreende três países Ucrânia, Rússia e Bielorrússia. O que sabemos a respeito de sua trajetória é ainda muito pouco. Nasceu no dia 9 de maio de 1959, em Buenos Aires (Argentina), filho de migrantes eslovenos. Foi admitido à Congregação a 11 de dezembro de 1976, emitiu os Votos Perpétuos no dia 8 de abril de 1982 e foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1983. Tendo passado por vários países (Canadá, Eslovênia, Rússia, Irlanda, Eslováquia e Ucrânia, onde residia até agora), possui ampla experiência ministerial: missão entre os pobres, pastoral paroquial, orientação de retiros, animação vocacional, formação dos nossos, governo provincial, etc. Conhece várias línguas: espanhol, russo, inglês, esloveno. Agora, temos o Padre Mavrič como 25º Superior Geral da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da Caridade, legitimamente escolhido nesta 42ª Assembleia. Ao novo sucessor de São Vicente, acolhemos com espírito de fé e gratidão sincera, prestamos obediência e oferecemos nossa colaboração, assegurando-lhe nossa proximidade espiritual e nossa recordação na próxima Eucaristia que celebrarmos.

A Assembleia prosseguiu, analisando os primeiros dos 11 postulados enviados pela Cúria e pelas Províncias, trabalho ao qual daremos continuidade nos próximos dias. Pedimos aos Coirmãos que continuem a acompanhar-nos com suas preces.   

Pe. Mól e Pe. Vinícius 

Pe. Mavrič - 25º Superior Geral da CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário