terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Feliz Natal! Merry Christmas! ¡Feliz Navidad!


"O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará lá do céu. O Senhor Deus nos dará o que é bom", (Sl 85,10‭-‬12a) o Menino Jesus, nosso Salvador.
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!


"Mercy and truth are met together; righteousness and peace have kissed each other. Truth shall spring out of the earth; and righteousness shall look down from heaven. Yea, the LORD shall give that which is good; and our land shall yield her increase", (Psalm 85,10-12a) the Child Jesus, our Savior. 
Merry Christmas and a Happy New Year!


"La misericordia y la verdad se encontraron; la justicia y la paz se besaron. La verdad brotará de la tierra, y la justicia mirará desde los cielos. Yahvé dará también el bien" (Sl 85,10-12a), el Niño Jesus, nuestro Salvador. 
¡Feliz Navidad y próspero Año Nuevo!

Jericoacoara, como nunca!


Cotada entre as 04 melhores praias do mundo, pelo huffingtonpost, Jericoacoara, que fica a 300 km de Fortaleza, continua reunido beleza, natureza, tranquilidade, segurança, serviço e qualidade de vida aos moradores da então pacata vila de pescadores aos milhares de visitantes que continuamente passam pela vila a fim de desfrutar do melhor que a mesma pode oferecer. 



O potencial turístico da vila é extraordinário. Sol e calor o ano todo, local ideal para qualquer um que queira quebrar a rotina e mergulhar no mundo de possibilidades que a pequena vila de Jericoacoara oferece.

O serviço desde as pequenas pousadas até os grandes rostales é de qualidade e atende todo tipo de bolso e gosto. O povo pobre do lugar ganha também com isso, pois sempre tem empregos e estão sempre em conato com pessoas de diversos locais do mundo, enriquecendo-se também, culturalmente.




Os atrativos do local além da vila – que também integra parque nacional de preservação ambiental, limpa, ruas só em areia e postes - o que realça suas luminárias das casas, lojinhas e restaurantes à noite, a pracinha central, barzinhos com som ao vivo, fogueira e barraquinhas de drinks a beira mar, roda-de-capoeira, a igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima, etc.. Jeri oferece:


Duna do Pôr do Sol, Lagoa do Paraíso, Praia de Jericoacoara (central e periféricas: Mangue Seco, Malhada, Preá, etc.), Pedra Furada (Símbolo do local), Árvore da Preguiça, Passeios diversos (Motorizados: buggy, off-road, quadriculo, 4WD... e tração animal: carroças e a cavalo, além de barcos), Farol do Serrote, Lagoa Azul, Esportes aquáticos (Surfe, windsurfe e kitesurfe – com escola e aluguel de material), passeio de Tatajuba, Duna do Funil e Canoa pelo rio Coreaú para ver cavalos marinhos, Comida e bebida desde regional a gourmet, Spas, etc. 


 
Sempre que posso dou uma passada por Jeri. A cada visita você se surpreende com a quantidade e qualidade dos serviços. Para mim é a melhor praia do mundo. Sua particularidade atrai durante todo ano turistas do mundo todo, porem os períodos de alta estação, réveillon e carnaval são bastante procurado o que encarece a praia, porem dando uma garimpada você entra preço acessível para se divertir em Jeri. 


Por duas vez, já escrevi sobre Jeri em meu blog. Confira:

domingo, 18 de dezembro de 2016

Foz do Iguaçu - elo entre Argentina, Brasil e Paraguai.


Foz do Iguaçu – PR, Brasil, encontra-se a 643 km da capital Curitiba. É o terceiro destino de turistas estrangeiros no país, e o primeiro da região sul. Iguaçu é topônimo indígena - Y (água) e guazú (grande).

A cidade tem uma temperatura média anual de 20,4°C. Sua área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai e Puerto Iguazú, na Argentina, países com os quais a cidade faz fronteira.


O turismo parece ser o potencial de Foz. Das muitas atrações oferecidas visitamos:

Cataratas do Iguaçu (Brasil/Argentina)

Principal ponto turístico da cidade. Descoberta em 1542 pelo espanhol Álvar de Vaca, o primeiro europeu que chegou às Cataratas, e que foram batizadas por ele como Salto de Santa Maria. Santos Dumont visitou as cataratas e ciente que aquelas deveriam ser um bem público conseguiu que o governo desapropriasse as terras que pertenciam ao urugaio Jesús Val, quando em 1939, o governo federal criou o Parque Nacional do Iguaçu. Em 1979 - 63 anos depois de sua visita, inaugurou-se uma estátua em sua homenagem no parque.


Usina Hidrelétrica de Itaipu (Brasil/Paraguai)

Construída entre 1975 e 1982, já foi a maior usina hidrelétrica do mundo, e continua sendo a primeira em geração de energia. Uma obra binacional de grande magnitude, que hoje também é um dos principais atrativos turísticos da cidade, com diversos passeios.

Os números impressionam:
  • A Itaipu Binacional iniciou sua produção em 1984, cuja produção acumulada é de 2,3 em bilhões de MWh. Sua construção foi totalmente concluída em 2007. Tem 10 turbinas e as rendas são divididas igualmente entre os dois países
  • O volume total de concreto utilizado na construção da usina seria suficiente para construir 210 estádios de futebol como o do Maracanã, no Rio de Janeiro.
  • O ferro e aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel.
  • A vazão máxima do vertedouro da Itaipu (62,2 mil metros cúbicos por segundo) corresponde a 40 vezes à vazão média das Cataratas do Iguaçu.
  • A vazão de duas turbinas da Itaipu (700 metros cúbicos de água por segundo cada), corresponde à vazão média das Cataratas (1.500 metros cúbicos por segundo).
  • A altura da barragem principal (196 metros) equivale à altura de um prédio de 65 andares.
  • O Brasil teria que queimar 536 mil barris de petróleo por dia para obter em plantas termelétricas a mesma produção de energia da Itaipu.
  • O volume de escavações de terra e rocha em Itaipu é 8,5 vezes superior ao do Eurotúnel (que liga França e Inglaterra sob o Canal da Mancha) e o volume de concreto, 15 vezes maior.


Mesquita 

Inaugurada em 1983, e leva o nome de Omar Ibn Al-Khatab. É um templo suntuoso, com um interior de incrível beleza. É ornamentada com arte é abstrata e a arquitetura, de caráter religioso em sua maior parte.

Templo Budista

Usualmente é um ambiente calmo, que permite um momento mais introspectivo da viagem à Foz do Iguaçu. Além do templo, os jardins com mais de 100 estátuas completam o passeio.

Além das atrações nacionais, visitamos: Ciudad del Este, no Paraguai. Onde é possível fazer compras com preços menores que no Brasil, e Puerto Iguazú, na Argentina cuja atração é à noite – barzinhos e danceterias. O controle na entrada de ambos os países, para brasileiros, é feito via identidade, ainda que algumas vezes não exijam a exibição do documento.



Vale apenas visitar Foz! Tenho que voltar! Rrsrsr...

sábado, 17 de dezembro de 2016

Ilha do Mel – PR, Brasil


A Ilha do Mel é uma ilha brasileira situada na embocadura da Baia de Paranaguá, no estado do Paraná. Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado. Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes. A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, no centro, Nova Brasília (uma espécie de porto e centro turístico) e o Farol das Conchas e ao Sul, Grutas das Encantadas. A Ilha foi tombada em 1975 pelo patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Estado do Paraná.

A ilha foi um dos locais visitados do passeio anual de nosso seminário, realizado em novembro de 2016 em Pontal do Sul – PR. Foi uma experiência extraordinária que valeu apena. Obrigado a Deus, a CM e a todos que fizeram possível o mesmo. 

Ver a seguir algumas fotos, juramento de responsabilidade ambiental e links tanto do passeio quanto da ilha em si. 













Responsabilidade Ambiental:

EU JURO...


  • Não abandonar lixo na praia, nos acampamentos, ou na água 
  • Nas caminhadas colocar meu lixo em sacos plásticos, depositar em uma lixeira ou trazer de volta 
  • Moderar minha euforia evitando o excesso de barulho 
  • Evitar andar fora das trilhas, porque posso me perder 
  • Não abrir clareiras para acampamentos não fazer fogueiras, que prejudicam o solo e podem provocar um incêndio 
  • Levar desta ilha apenas fotografias e as boas recordações
  • Respeitar a sinalização para minha própria segurança
  • Observar os animais à distância, pois podem representar perigo a minha integridade.


Para saber mais sobre o passeio clique aqui
Para saber mais sobre a Ilha do Mel clique aqui



sexta-feira, 5 de agosto de 2016

João Pessoa - PB

João Pessoa é a capital do Estado do Paraíba. Jampa como é conhecida pelos acolhedores pessoenses, tem como lema intrépida ab origine (intrépita desde a origem). A capital, com Recife, foi uma das principais cidades da Nova Holanda. Atualmente tem 791 438 hab, é a quinta cidade mais populosa da Região Nordeste e a 14ª do Brasil e está situada ao norte do Rio Grande do Norte, ao sul com Pernambuco, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Ceará. É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de, no município, estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o sol nasce primeiro nas Américas".
O nome João Pessoa alude ao Ex-presidente do Estado da Paraíba, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930, no Recife - PE. É destaque na cidade o verde das muitas plantas, em muitos pontos o ar de tranquilidade quase semelhante a uma cidade do interior e seu patrimônio cultural e histórico, dos quais destacamos:

 Centro Cultural de São Francisco - A cidade de João Pessoa tem sua origem em 1585, cujo nome, Nossa Senhora das Neves, quatro anos depois fundou-se o convento de Santo Antônio. Em 1634, os invasores holandeses o tomaram como fortim, os franciscanos retomam o convento em meados do séc. XVIII e o ampliam. Em 1983 o SPHAN/Pró-Memória faz-lhe uma restauração total reabilitando para uso cultural da comunidade paraibana, tornando-o irradiador de cultura.
Mosteiro de São Bento – os primeiros beneditinos chegaram na Paraíba em 1595. A Igreja (dedicada à Nossa Senhora de Mont Serrat) e Mosteiro de São Bento que duraram cerca de 161 anos para ser construídos, foram iniciados em 1600. O conjunto foi restaurado com convênio celebrado entre Brasil e Espanha em 1995.
Catedral - Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, cuja origem data de 1585, quando os colonizadores construíram ali uma capelinha de taipa em honra a Virgem. A construção atual é de 1881, quando passou a se chamar Catedral Metropolitana, e em 1997 recebe o título de Basílica. Sendo tombada pelo IPHAEP em 1998. Destacamos ainda a Igreja do Carmo que se encontra ao lado da Cúria Arquidiocesana de Paraíba, movimentada pelas confrarias que até hoje alimentam a fé dos fieis locais. 
Praça João Pessoa - Inaugurada em 1803 costumava reunir banda de música militares aos domingos para alegrar os transeuntes. Logo, passou a ser conhecida por praça dos Três Poderes, uma vez que reúne as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário, hoje também é palco de manifestações populares. A praça é um bem nacional uma vez que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Monumento da Praça JP - O monumento central da praça é obra do italiano Umberto Cozzo, e foi inaugurado em 1933 com a presença de Getúlio Vargas. A inscrição "NEGO" presente na obra faz referência ao ato de João Pessoa quem em 1929 negou apoio à candidatura de Júlio Prestes à Presidência da República e passou a apoiar Getúlio como candidato a seu vice-presidente. Após o assassinado de João Pessoa, a capital do Estado, que se chamava Cidade da Paraíba foi rebatizada com seu nome em 1930, bem como se mudou a bandeira do Estado, recebendo as cores preto (luto) e vermelho (sangue), acrescida da palavra NEGO.


Vale salientar ainda o Farol do Cabo Branco que é um ponto de orgulho para o povo paraibano já que o mesmo marca o ponto de terra mais a oriente das Américas, bem como a Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes que ostenta uma arquitetura planejada pelo brasileiro Oscar Niemeyer, e talvez o mais característico da cidade, a Lagoa dos Irerês (Parque Sólon de Lucena) instalada no centro da cidade, revitalizada recentemente, trazendo vida e mais dinamismo ao coração de João Pessoa.
A cidade é muito agradável, com vasta orla, praias urbanas e habilitadas para o banho. Nos arredores também a outras opções como a famosa praia de nudismo (Tambaba). O povo é muito acolhedor e desde sempre o Estado tem exporta cultura para o país e para o mundo como os escritores: Augusto dos Anjos, José Lins do Rego e Ariano Suassuna; os cantores Geraldo Vandré, Elba Ramalho e Herbert Vianna; os políticos: Epitácio Pessoa, Luiza Erundina e Humberto Lucena, etc.