domingo, 18 de dezembro de 2016

Foz do Iguaçu - elo entre Argentina, Brasil e Paraguai.


Foz do Iguaçu – PR, Brasil, encontra-se a 643 km da capital Curitiba. É o terceiro destino de turistas estrangeiros no país, e o primeiro da região sul. Iguaçu é topônimo indígena - Y (água) e guazú (grande).

A cidade tem uma temperatura média anual de 20,4°C. Sua área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai e Puerto Iguazú, na Argentina, países com os quais a cidade faz fronteira.


O turismo parece ser o potencial de Foz. Das muitas atrações oferecidas visitamos:

Cataratas do Iguaçu (Brasil/Argentina)

Principal ponto turístico da cidade. Descoberta em 1542 pelo espanhol Álvar de Vaca, o primeiro europeu que chegou às Cataratas, e que foram batizadas por ele como Salto de Santa Maria. Santos Dumont visitou as cataratas e ciente que aquelas deveriam ser um bem público conseguiu que o governo desapropriasse as terras que pertenciam ao urugaio Jesús Val, quando em 1939, o governo federal criou o Parque Nacional do Iguaçu. Em 1979 - 63 anos depois de sua visita, inaugurou-se uma estátua em sua homenagem no parque.


Usina Hidrelétrica de Itaipu (Brasil/Paraguai)

Construída entre 1975 e 1982, já foi a maior usina hidrelétrica do mundo, e continua sendo a primeira em geração de energia. Uma obra binacional de grande magnitude, que hoje também é um dos principais atrativos turísticos da cidade, com diversos passeios.

Os números impressionam:
  • A Itaipu Binacional iniciou sua produção em 1984, cuja produção acumulada é de 2,3 em bilhões de MWh. Sua construção foi totalmente concluída em 2007. Tem 10 turbinas e as rendas são divididas igualmente entre os dois países
  • O volume total de concreto utilizado na construção da usina seria suficiente para construir 210 estádios de futebol como o do Maracanã, no Rio de Janeiro.
  • O ferro e aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel.
  • A vazão máxima do vertedouro da Itaipu (62,2 mil metros cúbicos por segundo) corresponde a 40 vezes à vazão média das Cataratas do Iguaçu.
  • A vazão de duas turbinas da Itaipu (700 metros cúbicos de água por segundo cada), corresponde à vazão média das Cataratas (1.500 metros cúbicos por segundo).
  • A altura da barragem principal (196 metros) equivale à altura de um prédio de 65 andares.
  • O Brasil teria que queimar 536 mil barris de petróleo por dia para obter em plantas termelétricas a mesma produção de energia da Itaipu.
  • O volume de escavações de terra e rocha em Itaipu é 8,5 vezes superior ao do Eurotúnel (que liga França e Inglaterra sob o Canal da Mancha) e o volume de concreto, 15 vezes maior.


Mesquita 

Inaugurada em 1983, e leva o nome de Omar Ibn Al-Khatab. É um templo suntuoso, com um interior de incrível beleza. É ornamentada com arte é abstrata e a arquitetura, de caráter religioso em sua maior parte.

Templo Budista

Usualmente é um ambiente calmo, que permite um momento mais introspectivo da viagem à Foz do Iguaçu. Além do templo, os jardins com mais de 100 estátuas completam o passeio.

Além das atrações nacionais, visitamos: Ciudad del Este, no Paraguai. Onde é possível fazer compras com preços menores que no Brasil, e Puerto Iguazú, na Argentina cuja atração é à noite – barzinhos e danceterias. O controle na entrada de ambos os países, para brasileiros, é feito via identidade, ainda que algumas vezes não exijam a exibição do documento.



Vale apenas visitar Foz! Tenho que voltar! Rrsrsr...

Nenhum comentário:

Postar um comentário