sábado, 13 de junho de 2015

Escola Latino Americana de Espiritualidade Vicentina Curitiba – PR 2015


Durante o mês de fevereiro de 2015, aconteceu no Seminário Nossa Senhora das Graças de Curitiba – PR, a VII edição da Escola de Espiritualidade Vicentina, promovido pela Conferência Latino-americanas das Províncias Vicentinas - CLAPVI e pela Província CM de Curitiba, participando no total oito membros da CM de diferentes países conforme explicita o quadro a seguir:
PAÍS (PROVÍNCIA)
MEMBRO
Brasil (Curitiba)
Pe. Stanislaw Slowik
Brasil (Fortaleza)
Pe. Antônio José Silva Machado
Brasil (Rio de Janeiro)
Pe. Neider Gonçalves de Freitas
Chile
Pe Gabriel Fuentes
Colômbia
Pe. Angel Maria Vagas e
Pe. José Domingo Ruiz
El Salvador (América Central)
Pe. Angel Eduardo de León
Peru
Pe. Alfredo León Navarro

A Escola, que ocorre a cada dois anos na cidade, teve início com uma Eucaristia de acolhida presidida pelo Pe. Fabiano Spisla, CM, Provincial da CMPS e concelebrada pelos padres Geraldo Mol, CM, Provincial da PBCM, e Evaldo Carvalho, CM, Provincial da PFCM, bem como, pelos alunos da Escola de Formação já mencionados; e os Padres Formadores do seminário interprovincial: Ilson Hübner, CM (Curitiba), Wilson Garcia, CM (Rio de Janeiro) e Carlos César, CM (Fortaleza).

Também participaram dessa missa, os seminaristas da filosofia e teologia e alguns leigos amigos do Seminário, já que a missa também serviu para a abertura do ano formativo, que traz como novidade a interprovincialidade da Filosofia, como passo importante a caminho da reconfiguração da CM no País. 


Os assuntos desenvolvidos durante a escola foram os listados abaixo e ministrados pelos respectivos assessores:
TEMA
ASSESSOR (País de Origem)
01
Fundamentação Vicentina
Pe. Andrés Motto, CM (Argentina)
02
Antropologia da Espiritualidade Vicentina
Pe. Andrés Motto, CM (Argentina)
03
Liturgia
Pe. Gilson Camargo, CM (Curitiba - Brasil)
04
Fundamentação Vicentina, Virtudes Vicentinas
Pe. Daniel Vásquez, CM (Colômbia)
05
Fundamentação Bíblica
P. Carlos Fonsati, CM (Curitiba – Brasil)

Os finais de semana que separaram os dias letivos da escola foram de muita atividade. Nos dias 07 e 08 seus membros fizeram passeios pela Capital Paranaense; 14 e 15, desenvolveram práticas pastorais nas paróquias administradas pelos Missionários Vicentinos da CMPS, a saber: Catanduvas – Pe. Alfredo Navarro, Contenda – Padres Angel de  León e Neider de Freitas, Remédios – Padres Antônio Marchado e Angel Vargas, Dores – Pe. José Domingo e São Vicente – Pe. Grabriel Fuentes; na tarde do dia 19, formandos e formador da Escola participaram de um lazer no litoral catarinense e no dia 24, encontraram muitos outros padres dessa Província, no tradicional almoço fraterno, que nesse fevereiro, se deu na Paróquia Santo Antônio de Orleans.  

Também se fez presente em Curitiba, o secretário da CLAPVI, Pe. Jair Vélez, CM (Colômbia), que zeloso, quis acompanhar in loco os trabalhos. A Escola foi finalizada com um Retiro Espiritual assessorado pelo Pe. José Antonio Ubillús, CM (Peru), e como não podia deixar de ser, com uma Missa, seguida de um churrasco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário