domingo, 15 de setembro de 2013

Canindé - Meca Nordestina

Canindé é destaque internacional no quesito romaria católica, ainda que o município do interior cearense seja visitado, especialmente, por pessoas simples, de religiosidade popular e muita fé em Cristo Jesus e em Nossa Senhora, sua mãe.

Os romeiros que visitam Canindé são atraídos especialmente pelos milagres alcançados pela intercessão de São Francisco de Assis, padroeiro local e certamente o mais famoso santo do martirológio da Igreja, cuja festa é celebrada em 04 de outubro.

Uma vez na cidade, há de visitar-se a estátua de São Francisco de Assis de Canindé, de 30 metros de altura, situada Alto do Moinho, de onde ser pode ter uma visão panorâmica da Meca Nordestina; bem como, o zoológico, o museu, a Avenida Chico Campos onde está o corredor das estações da via sacra, o complexo da Basílica de São Francisco (gruta – de água bendita, cada dos milagres, lojinha...), etc.
Ainda que o novenário franciscano seja de 24 de setembro a 03 de outubro, Canindé está em festa o ano todo. As barracas para lembrancinhas sempre apostas, os fotógrafos com seus pequenos estúdios munidos de cavalinhos postiços e painel iluminado com a imagem do Santo; as músicas sacras no ar e o transito de romeiros dão a cidade um ambiente de festa e manifestação da fé popular.


Outro detalhe é que a cidade não dorme; vários estabelecimentos ficam abertos 24 horas, principalmente nos fins de semana. Indo a Canindé há de passar pela “penitência” seja pelo calor – típico da região, ou pela aproximação do sacramento – esse faz bem para o corpo e para a alma. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário