quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Visita a JMV Mallorca


A missão no Secretariado Internacional, nos põe em contato com distintas experiências. A última que pude vivenciar se trata de uma visita que fiz a JMV de Palma de Mallorca, que fica nas Ilhas Baleares – Mar Mediterrâneo - Espanha.

O contato se deu nos dias 20 e 21 de novembro de 2010, onde tive a oportunidade de partilhar com representantes dos grupos locais, em uma convivência.

A dinâmica abordada pela coordenação foi ler a bíblia e identificar qual a ação de Jesus nas passagens sugeridas e o que Ele nos queria dizer com cada sua Palavra. Vimos também trechos de filmes e fizemos associações com passagens bíblicas. A idéia principal era que os jovens manuseassem a bíblia e fizesse a comunicação com Deus de forma direta, por meio de Sua Palavra.

Ali, falei um pouco do que é o Secretariado Internacional e de nossa missão no mesmo.

A Ilha, apesar do clima pré-tropical, o que atrai muitos visitantes à mesma, tem uma bagagem cultural e espiritual imensurável. Suas Igrejas, Palácios, Museus, Casas Senhoriais, etc., deixa claro o fato de que foi um pedacinho da Europa que não foi atingido pelas grandes guerras.

A visita foi vivificante, os jovens bastante dinâmicos, as Irmãs e os Padres muito acolhedores. Que Deus abençoe a todos.


Segue um texto de apresentação da JMV local, escrito por Juan (Presidente da JMV de P. Mallorca)

Somos dos centros situados em Palma de Mallorca (Ilhas Baleares) e que pertence à Província Canônica de Barcelona, dentro da JMV Espanha. Estamos localizados no coração de um bairro humilde onde co-existem diferentes realidades sócio-culturais.

Com a ajuda das Filhas da Caridade e inspirados pelo carisma, obra e vida de São Vicente de Paulo, tratamos de aproximar a Palavra às crianças e famílias; aceitando com humildade nossas limitações, fraquezas e virtudes como Comunidade e como Grupo. É por eles que, conscientes de sempre sermos instrumentos de Sua obra, nos jovens nos reunimos semanalmente para partilhar a oração.

Junto à oração, dois desafios: o acompanhamento no processo pré-catecumenal e catecumental das crianças; e por outro lado, o diálogo com outras paróquias e comunidades cristãs. Uma grande oportunidade de partilhar o carisma vicentino, onde desde pequenos e graças às Irmãs e Padres Vicentinos, crescemos como membros da JMV.

Realizamos diferentes atividades e iniciativas, tais como: shows solidários, acampamentos para crianças, encontros familiares, convivências e jornadas formativas. Ademais, celebramos os momentos fortes da vida cristã e vicentina (Páscoa, Natal, Dia de São Vicente, Dia de Nossa Senhora das Graças). Também realizamos serviço em uma residência acompanhando a idosos e ajudando as Irmãs. Ademais, este ano participamos na organização do I Encontro da Família Vicentina da Ilha, onde pudemos contar com a honrosa presença de nosso Diretor Internacional, P. Gregory Gay,CM.

Baseando-nos no tema da JMV Espanha de anos atrás “De que falavam pelo caminho?”, esperamos seguir dando pequenos grandes passos como família que somos, levando com humildade e dedicação o carisma que nos move a partilhar o que levamos muitíssimos anos falando durante a caminhada na JMV: a Boa Nova.

Site da JMV Mallorca: http://jmvmallorca.tk/


Nenhum comentário:

Postar um comentário