terça-feira, 31 de agosto de 2010

XXXV Semana Vicentina – Salamanca 2010


Salamanca (Espanha) foi palco de mais uma semana vicentina, realizada de 23 a 27 de agosto de 2010. Esse ano realizou-se a 35ª Semana de estudos vicentinos, coordenada pela CM de Salamanca e FCs das demais províncias espanholas. Mais de 300 vicentinos, participaram da mesma, dentre eles Irmãs (a grande maioria), Padres, Postulantes, Jovens da JMV, etc., procedentes das muitas províncias espanholas e francesas.

O tema desse ano foi: A experiência espiritual de São Vicente de Paulo. Este fazia alusão os 350 aniversários da morte dos fundadores. No ano anterior, a semana foi dedica à Santa Luisa, esse, exclusiva a São Vicente. As palestras ministradas durante a semana de estudo são compiladas em um livro, que logo é vendido aos interessados.

As palestras conferidas esse ano tem os temas a seguir, todas ministradas por padres ou irmãs, especialistas no assunto, residentes em Espanha, Itália e França:

  1. 1. São Vicente de Paulo, um Espiritual da Escola Francesa;
  2. 2. São Vicente de Paulo, um Cristão Revestido do Espírito de Cristo;
  3. 3. São Vicente, um Perfeito Realizador da Vontade de Deus;
  4. 4. São Vicente, um Homem de Oração;
  5. 5. São Vicente, um seguidor das Máximas Evangélicas;
  6. 6. São Vicente, um Seguidor da Providencia de Deus;
  7. 7. São Vicente de Paulo, um Discernidor de Espíritos;
  8. 8. Reflexão sobre um Texto Vicentino “Carta”;
  9. 9. São Vicente de Paulo, um Homem Evangélico;
  10. 10. São Vicente de Paulo, o Homem da Caridade;
  11. 11. São Vicente de Paulo, o Homem que Centrou Toda sua Vida em Cristo;
  12. 12. “Esta é Minha Fé, Esta é Minha Experiência”: A Fé como Experiência de São Vicente de Paulo;
  13. 13. São Vicente, um Homem Humilde;
  14. 14. São Vicente, um Sacerdote Cheio de Zelo;
  15. 15. O Pobre, no Coração de São Vicente.

Ademais dessa avalanche de conteúdo, que nos enriqueceu, significativamente, no carisma incutido por nosso fundador Vicente de Paulo, tivemos momentos de lazer. Em um dos mesmos visitamos a Cidade Dourada – Salamanca – referência da cultura religiosa e intelectual espanhola, onde pudemos desfrutar de visita em suas catedrais, museus, centros históricos, bibliotecas, faculdades, etc. Na casa do encontro “Casa dos Padres Vicentinos” desfrutamos de um “show” - Apresentação do Coro de Salamanca, que encantou a todos com suas vozes espetaculares, trata-se de um coro que já se apresentou em vários países por todos os continentes. O melhor de tudo foi que o coro cantou três musicas brasileiras.

Já que estávamos em Salamanca, aproveitamos para visitar Alba de Tormes, lugar onde viveu e se encontra as relíquias de Santa Tereza D’Ávila, ali podemos ver também expostos objetos que usava em seu cotidiano e os manuscritos: Livro da Vida, Caminho de Perfeição, Moradas e Fundações.

A semana foi uma excelente, pois além de aprendermos muito mais sobre o carisma vicentino, podemos rever amigos, construir novas amizades, e claro nos confraternizar como uma grande família que é o que somos, nos que fazemos parte da Família Vicentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário