Missao na Linea!!!

Experiência Missionária na Linha da Concepção – Cádiz (Espanha)

15 a 22 de agosto de 2010

Às 11 horas do dia 15 de agosto de 2010, Anh Thu e eu (Cleber Teodósio), saímos de Madrid rumo a Linha da Concepção com o objetivo de participar das atividades de verão organizadas pelo grupo da JMV do Centro Contigo. O projeto existe desde 1999 e desenvolvem atividades complementares as oferecidas na escola convencional (esportes, dança, informática, reforço escolar, etc.), para 95 crianças e jovens, entre 3 e 18 anos, com problemas de vulnerabilidade social. O Centro recebe ajuda financeira da Prefeitura de Andalucía e funciona durante todo o ano. Ademais de atender o publico espanhol, mantém, internamente, uma media de 25 adolescentes, emigrados de África. No período do verão realizam atividades especiais, ou seja: escola de catequese, escola de verão, encontro com os pais do publico atendido, acampamentos, etc.

As atividades de verão duram 03 semanas, nas duas primeiras são realizadas a escola, na ultima o acampamento.

Chegamos para a ultima semana. Fomos bem acolhidos no local. O dia seguinte, o tivemos livre; às 9 horas da manhã rezamos laudes, fizemos a limpeza do Centro e logo fomos a uma praia chamada Alcadesia. Pela tarde retornamos a Casa onde tivemos uma reunião de avaliação e planejamento, logo tivemos uma noite especial muçulmana, organizada pelos jovens imigrantes internos (oração, comidas típicas, danças e outros aspectos da cultura marroquim) Foi um espaço interessante, onde os protagonistas puderam mostrar um pouco de suas tradições religiosas e culturais para todos os presentes.

Os educadores e jovens da JMV que prestam serviço no “Centro Contigo”, fazem um belo trabalho, são muito atenciosos com os adolescentes internos e com os que somente vêm para as aulas; por tratar-se de um público especial, trabalha-se muito a afetividade, o respeito e a convivência.

No dia seguinte fizemos uma reunião de preparação e organizamos a casa, pois acolheríamos as crianças pela tarde. Durante os 03 dias de acampamento com os pequenos, passamos muito bem. Muito trabalho, más nem mesmo isso impediu de que nos divertíssemos bastante. As oficinas, os banhos de piscina, o lazer, os jogos... tudo foi motivo de alegria tanto para os “maestros” (pois era assim que eles nos chamavam), quanto para as crianças.

Na sexta-feira houve uma mudança. As crianças foram as suas casas e recebemos os jovens. A diversão não foi diferente. Todos passamos muito bem. No sábado, pela tarde, fomos a um parque de diversões em Málaga - “Tivoli”, onde podíamos desfrutar dos brinquedos que quiséssemos, por aí foi só alegria, e claro, além de brincarmos fomos brindados com espetáculos teatrais, audiovisuais, musicais, etc., voltamos a Linha da Concepção às 02 horas da manhã.

No dia seguinte, nos despedimos com o café da manhã e uma missa, celebrada pelo Pe. José Luis, CM. Na mesma participaram alguns familiares dos menores atendidos no Centro. Durante a homilia, que foi realizada com a dinâmica “uma palavra... e um momento...” pode-se perceber quanto satisfeitos estão os familiares com os trabalhos oferecidos no Centro Contigo e também a experiência da escola de verão e acampamentos, valem a penas para todos os que da mesma participam, sejam as crianças, os voluntários, coordenadores, convidados, etc.

A experiência foi bastante positiva. Só nos resta agradecer a JMV da Linha da Concepção pelo trabalho realizado no Centro e desejar que siga com a missão que Deus lhes confiou. Obrigado e animo para seguir com este iluminado trabalho.

Comentários