terça-feira, 31 de agosto de 2010

III AG da JMV – Lisboa 2010.


A Juventude Marial Vicentina realizou no período de 01 a 06 de agosto de 2010, em Turcifal – Portugal sua III Assembléia Internacional. Estiveram na mesma cerca de 150 participantes, entre jovens, assessores e colaboradores, de 40 países, membros da Associação. Representaram o Brasil Bruno – RJ (Presidente), Rafael – MG (Vice-Secretário), Ir. Sônia - PE (Assessora) e Pe. Mizael – SP (Assessor).

Os trabalhos realizados durante estes seis dias estiveram voltados para o tema principal da Assembléia: “JMV, enraizados em Cristo semeemos a esperança”.

No primeiro dia, a Presidenta Internacional, Yasmine Cajuste, fez a abertura oficial da Assembléia, aludindo ao logo, ao hino e à temática. Falaram também os visitadores da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade de Portugal, onde expressaram sua alegria em ter-nos em terras lusitanas e desejaram boas vindas a todos. O dia seguiu-se com apresentação de informes, palestras e oficinas. Todos os dias éramos presenteados com a Santa Eucaristia e animadas noites folclóricas, onde podíamos desfrutar um pouquinho da cultura de cada país presente.

O segundo dia teve como subtema “A Santíssima Virgem”. Pela manhã o palestrante, nos falou de Maria, enraizada em Cristo e nos convidou a refletir sobre uma nova mariologia dentro da JMV. Concluímos o dia com uma bonita Vigília Mariana coordenada pela JMV Europa Leste.

As temáticas do terceiro dia estiveram voltadas para os 350 anos da morte de São Vicente e de Santa Luísa, as palestras nos levaram a ver que caminho fizeram os santos fundadores para chegar a Cristo; quando também fomos estimulados a seguir a Jesus e a estarmos cheios d’Ele, como eles o fizeram, abandonando-se em Deus, cumprindo a Sua vontade no serviço desinteressado e fiel ao pobre, nossos mestres e senhores.

No quarto dia, seguimos incutindo a importância de enraizar-se em Cristo e ser sinal de esperança no mundo de hoje. Pela tarde, ouve confissões e um Retiro Espiritual ministrado pelo Padre Gregory Gay,CM - Superior Geral, onde fomos chamados a deixar-nos conduzir pelo Espírito Santo em todas as decisões que a vida nos propõe a tomar. Fez-se também a eleição para o cargo de Presidente Internacional da JMV, sendo reeleita por mais 05 anos a jovem Haitiniana, Yasmine Cajuste. Nesse dia tivemos ainda, a apresentação e votação de postulados e orações especificas por grupos lingüísticos nos quatro idiomas oficiais da Assembléia: Espanhol, Francês, Inglês e Português.

No quito dia de encontro elegemos os Conselheiros Internacionais da JMV. Das 14 propostas tínhamos que eleger 04, assim obtivemos o seguinte resultado: América, Argelys Vega (Panamá); África, Ghislain Atemezing (Camarões); Europa, Karmem kunc (Eslovênia) e Ásia, Anh Nguyen (Vietnã), no período da tarde tivemos uma palestra ministrada por Eva Villar, Ex JMV – Espanha. Utilizou de uma linguagem simples, mas ao mesmo tempo profunda sobre o ser vicentino, o estar enraizado em Cristo, o ato de ser semeador esperança.

No dia seis, saímos em peregrinação a Fátima. Nos ônibus, a JMV Portugal conduziu uma oração que nos introduzia no clima de oração que experimentaríamos no lugar das aparições da Virgem do Rosário. Fizemos a primeira parada junto à casa dos Pastorinhos (Francisco e Jacinta e logo Lúcia), em seguida visitamos a casa das Filhas da Caridade em Fátima, e finalmente, nos dirigimos ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, um lugar imenso e cheio de fé. Ali rezamos a oração do terço, e claro, cantamos o Ave de Fátima. O encerramento oficial da Assembléia ocorreu com a missa celebrada no subterrâneo da Igreja Grande dedicada à Santíssima Trindade, onde o novo Conselho e os demais assembleista receberam uma benção especial com sentido de envio a missão a que somos convidados a desempenhar não só como cristãos, mas em especial como jovens marianos vicentinos.

Vale ressaltar que Assembléia, que pela primeira vez foi transmitida ao vivo via internet e que durante a mesma aconteceram entre outras coisas: Encontros de Assessores, Mesa Redonda Vicentina com o tema Desembocadura, entrega da bandeira do EMLA (Encontro Missionário Latino Americano) ao Equador que o sediará em 2012 e aprovação do Documento Final.

JMV, enraizados em Cristo semeemos a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário