quarta-feira, 13 de março de 2024

Missão do Japão 17/03/2024: 5º Domingo da Quaresma | ANO B (Jo 12,20-33) Homilia



É comum que uma pessoa que sabe que está morrendo de verdade deixe algumas últimas palavras para seus entes queridos guardarem.

Últimas palavras, geralmente cheias de sabedoria, que orientariam sua família no decorrer da vida, mesmo que ele não esteja mais com eles.

Eu gostaria de ver o evangelho que temos hoje, nesse mesmo sentido, onde Jesus estava dando algumas de suas últimas palavras de sabedoria aos seus seguidores e ouvintes.

Primeiro, “Sua morte é na verdade uma bênção disfarçada”. Jesus disse: Em verdade vos digo que, se o grão de trigo não cair na terra e morrer, ele permanecerá só; mas se morrer, dará muito fruto”.

Essas palavras de Jesus indicam que Ele foi claro e aceitou Seu sofrimento e morte iminentes. Por que? Porque o evento vindouro, Sua paixão e morte, foi mais do que dor e sofrimento. Tinha que acontecer para trazer mais coisas boas, mais bênçãos e mais graças a todos que creem n’Ele.

Segundo, “há valor no Sacrifício”. Jesus queria enfatizar que mesmo morrendo, oferecer Sua vida traria uma rica colheita.

Terceiro, “Aprenda com o exemplo do grão de trigo”. Jesus queria que Seus seguidores, incluindo nós, se assemelhassem ao grão de trigo que cai ao solo para produzir nova vida.

Ele nos diz que devemos primeiro morrer para o nosso egoísmo e outras pecaminosidades antes de podermos começar a viver a vida em Cristo.

Não esqueçamos que, tal como o sacrifício de Jesus na Cruz, os nossos próprios sacrifícios são valiosos. Nossa vida se torna mais significativa por causa desses sacrifícios.

Por último, ao refletirmos sobre o que Jesus fez por nós, possamos ser encorajados a humilhar-nos e a procurar o perdão de Deus. E tornar-nos fonte de bem e de vida para os outros. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário