quarta-feira, 15 de abril de 2020

HOMILIA: Discípulos de Emaús (Lc 24,13-35)



Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando (Lc 24,29)


Queridos irmãos,

A liturgia dessa quarta-feira da oitava da páscoa nos convida, como outrora, àqueles dois discípulos, ao encontro com Jesus Cristo ressuscitado.

“Discípulos de Emaús”, como muitos de nós titulamos esse trecho do capítulo 24 de Lucas, é um texto bonito, envolvente e que nos inspira em nossa relação com Jesus.

Não nos cansemos de pedir: Fica conosco Senhor! E saibamos desfrutar da companhia deste Deus que quer permanecer conosco todos os dias de nossa vida (Mt 28,20). Ele é o amigo que nos escuta, cuida, orienta, ensina e também nos envia a servir. E o mais importante, serve conosco, ou se lhes parece melhor, servimos com Ele, pois a obra é de Deus, e nós, mesmos com a dignidade de filhos no Filhos, não devemos nos esquecer, que somos servos inúteis e que apenas fazemos o que temos que fazer (Lc 17,10).  
 
Voltando nosso olhar para o evangelho de hoje, vemos que aqueles dois discípulos voltavam para casa entristecidos. Pois estavam decepcionados com tudo que acontecera com Jesus sua paixão e morte e até com rumores de sua ressureição. Mas tudo aquilo era tão impactante para a expectativa que eles tinham formado ,que a ausência física de Jesus os deixou como que cegos, inclusive para os sinais de ressureição experimentado com Jesus anteriormente.

Esse texto deseja promover em nós um encontro com o ressuscitado. Podemos organizá-lo em cinco partes e relacionar cada uma delas com uma virtude vicentina, de modo que possamos extrair do mesmo a mensagem que Jesus deseja transmitir a cada um de nós, missionários vicentinos, a saber: Caminho – humildade, Palavra – simplicidade, Caridade – mansidão, Ceia Eucarística – mortificação, e Missão - zelo

Na primeira parte, olhemos para os discípulos que caminhavam desenganados à Emaús e um peregrino lhes acompanha e os consola. Que tenhamos a humildade vicentina de acolher o Senhor ressuscitado que deseja caminhar conosco, interessado em nossos dramas, em nossos problemas.  No caminho podemos ter um encontro com Jesus ressuscitado.

Na segunda parte temos a Palavra. O peregrino fala, relembra as Escrituras, mostrando como as promessas de Deus se cumpriram na vida do Galileu. Jesus lhes fala com simplicidade, assim também nos ensina São Vicente, que costumava referir-se a essa virtude como seu evangelho. Com a Palavra de Deus o Senhor ilumina a nossa vida. Na Palavra de Deus podemos ter um encontro com Jesus ressuscitado.

Na terceira parte aparece a caridade. O peregrino faz que vai passar adiante e eles mostrando toda sua mansidão bondade e pacificidade, conseguem que o peregrino fique e o acolhem em casa, onde podem exercer o amor afetivo e efetivo aprendido do Mestre. Percebemos assim que o Senhor ressuscitado tem um encontro marcado conosco nos necessitados de hoje. Na caridade podemos ter um encontro com Jesus ressuscitado.

Na quarta parte, eles põem a mesa e ceiam com o peregrino (Imagem da Ceia Eucarística) Ele toma o pão, dá graças, parte o pão e o distribui. Os discípulos reconhecem Jesus ressuscitado ao partir do pão. Jesus continua encarnando-se, mortificando-se e se dando por inteiro a nós. Na partilha, na fraternidade na Eucaristia podemos ter um encontro com Jesus ressuscitado.

Na quinta parte, a Missão. Eles voltaram à Jerusalém e se uniram à comunidade dos discípulos, onde partilharam o encontro com Jesus ressuscitado e passaram a exercer com zelo apostólico a missão que Jesus lhes confiara. Também nós somos convidados a seguir e anunciar a mensagem de Jesus ali aonde a Divina Providência nos envie, testemunhando-o com palavras e obras, ou melhor, com nossa vida. Na missão podemos ter um encontro com Jesus ressuscitado.

Rezemos juntos:
 “Fica conosco, Senhor,/ ilumina nosso caminho,/ fala-nos ao coração,/ a fim de que nosso serviço aos pobres/ seja mais preciso./ Alimenta-nos com a Eucaristia,/ de modo que/ participando de teu Sacrifício Redentor/ possamos testemunhar na vida e missão/ os frutos de tua Ressureição! Fica conosco, Senhor!”
Assim seja!

RIBEIRO, João Carlos, Encontro com Jesus ressuscitado. 2020. Disponível Blog em Acesso em 15 abr. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário