sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Padre Zezinho é homenageado pela PUCPR


Padre Zezinho atendeu convite do Instituto Ciência e Fé e curso de Teologia da PUCPR e foi o grande homenageado do Projeto Diálogos Contemporâneos promovido pelo mesmo instituto. O evento se deu no auditório TUCA no dia 14/10/2015, no período da noite. 

O tema discutido foi: “A Formação do Imaginário Religioso Brasileiro: Letras e Canções do Padre Zezinho”, contou com a participação da banda Cantores de Deus, que interpretou seus maiores sucessos, como “Maria de Nazaré”, “Utopia”, “Mãe do céu morena”, “Um coração para amar”, “Um certo galileu” e “Oração da família”.

Na oportunidade o arcebispo de Curitiba e Grão-Chanceler da PUCPR, José Antônio Peruzzo, agradeceu, em nome da arquidiocese o homenageado, bem como, o reitor da PUCPR, professor Waldemiro Gremski, também agradeceu ao padre e anunciou a resolução do seu conselho de lhe conceder o título de Doutor Honoris Causa. 

José Fernandes de Oliveira, o Padre Zezinho, possui quase 50 anos de carreira. É reconhecido como um dos maiores nomes da canção religiosa brasileira, com uma produção ainda não catalogada na íntegra, dado o tamanho da sua obra. Foram mais de 131 discos, entre vinis, CDs e DVDs e quase uma centena de livros, programas radiofônicos e televisivos. Suas músicas abordam, além da fé, assuntos sociais, culturais e políticos e continuam sendo executadas em celebrações litúrgicas, em uma prova da sua abrangência e contemporaneidade. 

Estivemos no evento Marisete Obrzut, Ramon Aurélio, Pe. Wilson Garcia e eu (Cleber Teodósio). Ali tivemos a oportunidade de vivemos momentos únicos, que nos fizeram recordar situações de nossas vidas e que também povoa o nosso imaginário – sejam encontros posteriores com o Padre Zezinho ou com sua vasta obra. Saímos do evento com o coração agradecido e incluídos no grande número de pessoas que bebemos do legado do Padre.

Para saber mais sobre o Pe. Zezinho:
1. Perfil

Fontes:
Imagens: Divulgação Pucpr e Ramon Aurélio
http://www.pucpr.br/noticia.php?ref=1&id=2015-10-15_59745

Nenhum comentário:

Postar um comentário