segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Cristo Redentor é idealizado por um Padre da Missão


O Cristo está localizado no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. De seus 38 metros, oito estão no pedestal. A inauguração do Monumento foi realizada no dia 12 de outubro de 1931, pelo Cardial Dom Sebastiao Leme, Arcebispo do Rio de Janeiro, isto é, nove anos após a bênção da pedra fundamental, em 1922. 

O protótipo, em gesso, foi executado pelo escultor francês de origem polonesa Maximilien Paul Landowski, segundo o projeto arquitetônico do Engenheiro Heitor da Silva Costa.
Novas sete maravilhas do mundo: 1º Grande Muralha (China), 2º Ruínas de Petra (Jordânia), 3º Estátua do Cristo Redentor (Brasil),4º Machu Picchu (Peru), 5º Pirâmide de Chichen Itza (México), 6º Coliseu (Roma) e o 7º Taj Mahal (Índia).
A ideia construção do monumento partiu da iluminação de um padre da Congregação da Missão, como apresenta os dados anexos. A estátua é, desde 2007, a 3ª das novas sete maravilhas do mundo, bem como talvez o mais conhecido cartão postal do Brasil.

É curioso como muitos cariocas nunca se deram o prazer de visitar o Cristo, não sabemos se porque se cobra uma taxa com média de R$ 50 (cinquenta reais) ou por acomodação mesmo – sempre deixam para manhã e a vida assim se passa. Porém é visita obrigatória para todos que passam pela cidade maravilhosa. A subida se dá a pé, de carro ou bonde (o mais recomendado).

No topo do morro há serviços de lanches, cafés e demais bebidas, bem como loja de souvenires, e claro pátios cercados de muretas de onde se pode ver a Capital Fluminense de ângulos diversos e em paisagens inesquecíveis. Na base do monumento há uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Curiosidades Históricas:

1. Proposição da Princesa Isabel
A Princesa Isabel, para comemorar a libertação dos escravos, no dia 02 de agosto de 1888, propôs a construção, no morro do Corcovado, de uma imagem do Coração de Jesus, o coração que tanto amou e sofreu.

2. Pe. Pedro Maria Boss, CM, ao editar o livro Imitação de Cristo (1903), defende a construção do Cristo Redentor no Corcovado.
“O Corcovado! Lá ergue o gigante de pedra, alcantilado, altaneiro e triste, como interrogando o horizonte imenso...: quando virá?... Há tantos séculos espero?
Sim, aqui está o pedestal único no mundo, quando vem a estátua, como eu colossal, imagem de Quem me fez!...
Ai, Brasil amado! Que deixaste passar a data mágica do grande jubileu, jubileu duas vezes para ti, 1900!
Acorda de pressa, levanta naquele cume sublime a imagem de Jesus Salvador.
Escreva tua mão, a tremer de arrependimento, de esperança e amor, no granito eterno:
CHRISTO REGI BRAZILIA POENITENS
A Este Rei servir, reinar será. E clamarão as outras nações, irmãs no Evangelho; invejando-te o monumento sem par, sem rival: "Na terra de SANTA CRUZ, tudo é grande, a natureza, os montes e o povo também!..."
Lá vai meu humilde brado, Deus lhe proporcione echo em todo o Brasil, até realizar-se este voto que pesaroso até campa levarei.
E bem cabida aqui me parece a minha suplica: nem todos, por causas diversas, lerão o livro; ao passo que em todas as línguas e linguagens, a imagem dirá ao grande e ao pequeno, ao sábio e ao analfabeto, a todos: Ego Sun Via, Veritas et Vita. Eu sou o caminho, a verdade e a vida
Venite ad me omnes!”

3.Discursos de Inauguração e Congresso de Cristo Redentor
a) “Esse prodígio de fé e patriotismo, que representa uma aspiração nacional e o voto de um ilustre MISSIONÁRIO LAZARISTA, realizou-se por iniciativa e sob o valoroso patrocínio do eminente Senhor Cardeal Dom Sebastião Leme, legítimo orgulho e glória imarcescível do nosso episcopado. Queira Sua Eminência e Reverendíssima aceitar os mais vivos aplausos e gratidão perene dos católicos brasileiros”.
Dom Joao Becker - Arcebispo de Porto Alegre

b) "O insigne Marconi iluminou o Cristo do Corcovado, ligando assim a gloriosa Itália ao Brasil". Dom Joao Becker - Arcebispo de Porto Alegre

c) "Ou o Estado reconhece o Deus do povo, ou o povo não reconhecerá o Estado".
Cardial Dom Sebastiao LemeArcebispo do Rio de Janeiro (Encerramento do Congresso de Cristo Redentor)

4.Cristo Redentor eleito como a 3ª Maravilha do Mundo
A 07 de julho de 2007, em Lisboa Portugal, a Estátua do Cristo Redentor foi oficialmente reconhecida como nova Maravilha do Mundo.

5. Hino ao Cristo Redentor e Acróstico do Corcovado

a) Refrão do Hino a Cristo Redentor, de Maria José de Amarante
“Corações brasileiros avante!
No Brasil Cristo-Rei aclamai
Seja o hino de fé mais vibrante
A Jesus, nosso Deus, nosso Pai. ”

b) O Altar do Brasil Vianna da Silva (engenheiro)
Chega afinal o dia desejado
O povo brasileiro, ouvindo o grito
Retumbante do santo Lazarista
Coloca no 'Pico alcantilado'
Onde há de ficar sobre o granito,
Velando pela Pátria idealista,
A estátua colossal de nosso amado
Deus e Senhor da Terra e do Infinito
O Cristo Redentor.




Referências

IPROSUL - 164 Outubro/Dezembro 2007 p. 71.

NEW7WONDERS. Lisboa é agora parte da memória global. Disponível em: . Acessado em 01/11/2015.

Padre da Missão* Imitação de Christo S.N. Versão Portugueza. 4ª Edição Rio de Janeiro Collegio da Immda Conceição, 1934. (Prólogo, com data de 29 de junho de 1903, p. XII e XIII - Rodapé)

*Pe. Pedro Maria Boss, Sacerdote da Congregação da Missão, nascido na França, aos 16/12/1834 e falecido no Brasil em 03/01/1916.

Nenhum comentário:

Postar um comentário