Ilha de Marajó - PA Brasil



Com a graça de Deus e a ajuda d familiares e amigos, pude celebrar o réveillon de 2014 para 2015 em Marajó - é a maior ilha do Brasil e também a maior ilha fluviomarítima do mundo. Na verdade Marajó é um arquipélago, já que seu território de 40 100 km² consta de aproximadamente 2.500 ilhas, 22 delas são consideradas médias e grandes, onde se instalam os 16 municípios que ali se organizam; Soure, um deles, é conhecido como a capital da Ilha, Salvaterra, outro, a Princesa do Marajó.
     
O acesso a Salvaterra se dá em barco que partem de Belém, com três horas de viagem até o porto de Camará, dali se segue de carro, por mais 30 minutos, até a sede do município. A Ilha como todo local tem seus costumes, peculiaridades e histórias. Segundo populares os nomes das vilas de Salvaterra, por exemplo, antonimizam suas realidades, como é o caso da vila chamada Ceará, onde não reside nenhum cearense. Também por questões geográficas o nível de violência na Ilha é baixo. É comum ver búfalos – maior rebanho do Brasil com cerca de 600 mil cabeças, domesticados que servem como instrumentos de ajuda aos marajoaras em sua agricultura de subsistência, especialmente no cultivo do abacaxi, pesca ou no trabalho com cerâmica.

Outro destaque da Ilha é a vila de Joanes, que deu nome ao arquipélago na época da colonização quando se a chamou de Ilha Grande de Joanne, antes os índios a batizaram de Marinatambal, ali se encontram ruinas de antigas instalações dos Jesuítas. A religião católica tem boa presença no local – Salvaterra tem como padroeira a Imaculada Conceição, cujo círio é bastante participado, comunidades como a Shalom também se fazem presentes, essa tem uma casa de missão no município de Chaves, porém eclodem igrejas protestantes das várias denominações por todo o arquipélago.

Hospedamo-nos na praia grande em Salvaterra lugar escolhido pelos populares para receber o novo ano. Além das atrações musicais, se faz queima de fogos e os paredões de som não dispensam ritmos desde os tradicionais carimbó e brega ao novo tecnomelody. O local foi organizado para receber os visitantes, porém se pode investir mais, já que a demanda é crescente, tanto que o governo municipal se esforça para responder os desafios procurando inclusive trabalhar com mais foco no ecoturismo. É referência em serviços no local a Pousada dos Guarás, que acolheu em 2012 os atores globais na gravação da novela “Amor Eterno Amor”.


O clima da Ilha é tropical, geralmente quente e é comum chuvas, o povo é simples e colhedor. Propor-se a visitar Marajó exige está disposto à aventura, a começar pelo balançar do barco, a comida a base de carne de búfalo, mariscos e frutas da época como a mangaba, até o transporte, acomodação ou praias com cheiro de rústicas e semidesérticas.
* * *

Nos últimos dias do ano anterior e nos primeiros de 2015 passei por Terra Alta, Castanhal e Belém onde fiz novos amigos, visitei a feira e mercado Ver o Peso, a catedral e santuário da Virgem de Nazaré e a paróquia São Raimundo Nonato onde servem os padres da Congregação da Missão da Província de Fortaleza, mas isso já seria assunto para outro post. 
     

Comentários