domingo, 15 de setembro de 2013

Canindé - Meca Nordestina

Canindé é destaque internacional no quesito romaria católica, ainda que o município do interior cearense seja visitado, especialmente, por pessoas simples, de religiosidade popular e muita fé em Cristo Jesus e em Nossa Senhora, sua mãe.

Os romeiros que visitam Canindé são atraídos especialmente pelos milagres alcançados pela intercessão de São Francisco de Assis, padroeiro local e certamente o mais famoso santo do martirológio da Igreja, cuja festa é celebrada em 04 de outubro.

Uma vez na cidade, há de visitar-se a estátua de São Francisco de Assis de Canindé, de 30 metros de altura, situada Alto do Moinho, de onde ser pode ter uma visão panorâmica da Meca Nordestina; bem como, o zoológico, o museu, a Avenida Chico Campos onde está o corredor das estações da via sacra, o complexo da Basílica de São Francisco (gruta – de água bendita, cada dos milagres, lojinha...), etc.
Ainda que o novenário franciscano seja de 24 de setembro a 03 de outubro, Canindé está em festa o ano todo. As barracas para lembrancinhas sempre apostas, os fotógrafos com seus pequenos estúdios munidos de cavalinhos postiços e painel iluminado com a imagem do Santo; as músicas sacras no ar e o transito de romeiros dão a cidade um ambiente de festa e manifestação da fé popular.


Outro detalhe é que a cidade não dorme; vários estabelecimentos ficam abertos 24 horas, principalmente nos fins de semana. Indo a Canindé há de passar pela “penitência” seja pelo calor – típico da região, ou pela aproximação do sacramento – esse faz bem para o corpo e para a alma. 


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Jericoacoara, sempre um oásis.

Não se poderia ser mais patriota que celebrar o Dia da Independência - 7 de Setembro, em uma das praias mais bonitas do Brasil: Jericoacoara, situada no litoral oeste do Ceará. Foi ali, que compartilhei com familiares e amigos, a referida data. 

Visitar Jericoacoara é sempre uma boa ideia. Até Jijoca se pode fazer de ônibus convencional, e a partir daí, tomar-se um dos carros, que todo o dia levam e trazem passageiros e aventureiros da sede do município até a vila de Jericoacoara.

“Jeri”, como normalmente os nativos e visitantes se referem à Vila, é um lugar aconchegante, de noites dinâmicas e praias lindas e praticamente virgens. Point turístico internacional e excelente para a prática de kitesurf, windsurf, etc... Jeri integra a Rotadas Emoções e também se destaca por suas lagoas de águas doces e límpidas.
De todas as praias que já conheci - incluindo costas caribenhas, mediterrâneas e do sudeste africano, a praia da Vila de Pescadores de Jericoacoara vence de goleada. Não tem como não se apaixonar por Jeri. Sua areia branca; o rustico da arquitetura da vila; o charme de suas luminárias; a gastronomia; a colhida dos nativos; a duna do por do sol; os passeios de bugre, cavalo ou charrete; o parque ecológico em si; a pedra furada (símbolo de Jeri), a transparência de suas águas.

Falar não é ver, sentir, experimentar essa beleza natural que Deus quis presentear-nos! Um pedacinho do paraíso logo ali ao lado com estrutura turística de 0 a 5 estrelas. Ainda duvida em escolhê-la como seu próximo destino? 


terça-feira, 3 de setembro de 2013

35 anos JMV Bela Cruz



Uma vez, Nara, então membro da Associação, me disse que o que mais lhe atraía na JMV Bela Cruz era a sua simplicidade. Característica esta que se pode constatar no 35º aniversário do grupo (19/08/2013).

Foi, como tantos outros, um momentos singular:
  • Não tinha barulho... mas teve alegria de poder celebrar a tão especial festa!
  • Não tinha luzes... mas teve brilho constante no olhar dos jovens e convidados presentes!
  • Não tinha discurso... mas teve diálogo e escuta de relatos e experiências marcantes que o grupo deixou na história da vida dos celebrantes!
  • Não tinha banquete... mas teve uma partilha fraterna, frutos da posta em comum, que ao redor da mesa nos deixaram mais próximos!
  • Não tinha multidão... mas teve amigos, que como uma verdadeira família, quiseram se irmanar, se unir e praticar o ideal proposto por Cristo, na ótica Mariana e Vicentina!



Que o Senhor conceda a JMV Bela Cruz, e Associação em seus diversos níveis, muitos anos de vida, que a missão desenvolvida pela mesma, meio aos jovens e os mais pobres se fortaleza cada vez mais, a fim de que o desejo de nossa Santíssima Mãe Maria - de que a JMV fora instaurada, e o Reino de Cristo - que também é nosso, seja uma verdade na vida de todos e de cada um de seus membros. Felicidades!!!