terça-feira, 31 de agosto de 2010

XXXV Semana Vicentina – Salamanca 2010


Salamanca (Espanha) foi palco de mais uma semana vicentina, realizada de 23 a 27 de agosto de 2010. Esse ano realizou-se a 35ª Semana de estudos vicentinos, coordenada pela CM de Salamanca e FCs das demais províncias espanholas. Mais de 300 vicentinos, participaram da mesma, dentre eles Irmãs (a grande maioria), Padres, Postulantes, Jovens da JMV, etc., procedentes das muitas províncias espanholas e francesas.

O tema desse ano foi: A experiência espiritual de São Vicente de Paulo. Este fazia alusão os 350 aniversários da morte dos fundadores. No ano anterior, a semana foi dedica à Santa Luisa, esse, exclusiva a São Vicente. As palestras ministradas durante a semana de estudo são compiladas em um livro, que logo é vendido aos interessados.

As palestras conferidas esse ano tem os temas a seguir, todas ministradas por padres ou irmãs, especialistas no assunto, residentes em Espanha, Itália e França:

  1. 1. São Vicente de Paulo, um Espiritual da Escola Francesa;
  2. 2. São Vicente de Paulo, um Cristão Revestido do Espírito de Cristo;
  3. 3. São Vicente, um Perfeito Realizador da Vontade de Deus;
  4. 4. São Vicente, um Homem de Oração;
  5. 5. São Vicente, um seguidor das Máximas Evangélicas;
  6. 6. São Vicente, um Seguidor da Providencia de Deus;
  7. 7. São Vicente de Paulo, um Discernidor de Espíritos;
  8. 8. Reflexão sobre um Texto Vicentino “Carta”;
  9. 9. São Vicente de Paulo, um Homem Evangélico;
  10. 10. São Vicente de Paulo, o Homem da Caridade;
  11. 11. São Vicente de Paulo, o Homem que Centrou Toda sua Vida em Cristo;
  12. 12. “Esta é Minha Fé, Esta é Minha Experiência”: A Fé como Experiência de São Vicente de Paulo;
  13. 13. São Vicente, um Homem Humilde;
  14. 14. São Vicente, um Sacerdote Cheio de Zelo;
  15. 15. O Pobre, no Coração de São Vicente.

Ademais dessa avalanche de conteúdo, que nos enriqueceu, significativamente, no carisma incutido por nosso fundador Vicente de Paulo, tivemos momentos de lazer. Em um dos mesmos visitamos a Cidade Dourada – Salamanca – referência da cultura religiosa e intelectual espanhola, onde pudemos desfrutar de visita em suas catedrais, museus, centros históricos, bibliotecas, faculdades, etc. Na casa do encontro “Casa dos Padres Vicentinos” desfrutamos de um “show” - Apresentação do Coro de Salamanca, que encantou a todos com suas vozes espetaculares, trata-se de um coro que já se apresentou em vários países por todos os continentes. O melhor de tudo foi que o coro cantou três musicas brasileiras.

Já que estávamos em Salamanca, aproveitamos para visitar Alba de Tormes, lugar onde viveu e se encontra as relíquias de Santa Tereza D’Ávila, ali podemos ver também expostos objetos que usava em seu cotidiano e os manuscritos: Livro da Vida, Caminho de Perfeição, Moradas e Fundações.

A semana foi uma excelente, pois além de aprendermos muito mais sobre o carisma vicentino, podemos rever amigos, construir novas amizades, e claro nos confraternizar como uma grande família que é o que somos, nos que fazemos parte da Família Vicentina.

III AG da JMV – Lisboa 2010.


A Juventude Marial Vicentina realizou no período de 01 a 06 de agosto de 2010, em Turcifal – Portugal sua III Assembléia Internacional. Estiveram na mesma cerca de 150 participantes, entre jovens, assessores e colaboradores, de 40 países, membros da Associação. Representaram o Brasil Bruno – RJ (Presidente), Rafael – MG (Vice-Secretário), Ir. Sônia - PE (Assessora) e Pe. Mizael – SP (Assessor).

Os trabalhos realizados durante estes seis dias estiveram voltados para o tema principal da Assembléia: “JMV, enraizados em Cristo semeemos a esperança”.

No primeiro dia, a Presidenta Internacional, Yasmine Cajuste, fez a abertura oficial da Assembléia, aludindo ao logo, ao hino e à temática. Falaram também os visitadores da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade de Portugal, onde expressaram sua alegria em ter-nos em terras lusitanas e desejaram boas vindas a todos. O dia seguiu-se com apresentação de informes, palestras e oficinas. Todos os dias éramos presenteados com a Santa Eucaristia e animadas noites folclóricas, onde podíamos desfrutar um pouquinho da cultura de cada país presente.

O segundo dia teve como subtema “A Santíssima Virgem”. Pela manhã o palestrante, nos falou de Maria, enraizada em Cristo e nos convidou a refletir sobre uma nova mariologia dentro da JMV. Concluímos o dia com uma bonita Vigília Mariana coordenada pela JMV Europa Leste.

As temáticas do terceiro dia estiveram voltadas para os 350 anos da morte de São Vicente e de Santa Luísa, as palestras nos levaram a ver que caminho fizeram os santos fundadores para chegar a Cristo; quando também fomos estimulados a seguir a Jesus e a estarmos cheios d’Ele, como eles o fizeram, abandonando-se em Deus, cumprindo a Sua vontade no serviço desinteressado e fiel ao pobre, nossos mestres e senhores.

No quarto dia, seguimos incutindo a importância de enraizar-se em Cristo e ser sinal de esperança no mundo de hoje. Pela tarde, ouve confissões e um Retiro Espiritual ministrado pelo Padre Gregory Gay,CM - Superior Geral, onde fomos chamados a deixar-nos conduzir pelo Espírito Santo em todas as decisões que a vida nos propõe a tomar. Fez-se também a eleição para o cargo de Presidente Internacional da JMV, sendo reeleita por mais 05 anos a jovem Haitiniana, Yasmine Cajuste. Nesse dia tivemos ainda, a apresentação e votação de postulados e orações especificas por grupos lingüísticos nos quatro idiomas oficiais da Assembléia: Espanhol, Francês, Inglês e Português.

No quito dia de encontro elegemos os Conselheiros Internacionais da JMV. Das 14 propostas tínhamos que eleger 04, assim obtivemos o seguinte resultado: América, Argelys Vega (Panamá); África, Ghislain Atemezing (Camarões); Europa, Karmem kunc (Eslovênia) e Ásia, Anh Nguyen (Vietnã), no período da tarde tivemos uma palestra ministrada por Eva Villar, Ex JMV – Espanha. Utilizou de uma linguagem simples, mas ao mesmo tempo profunda sobre o ser vicentino, o estar enraizado em Cristo, o ato de ser semeador esperança.

No dia seis, saímos em peregrinação a Fátima. Nos ônibus, a JMV Portugal conduziu uma oração que nos introduzia no clima de oração que experimentaríamos no lugar das aparições da Virgem do Rosário. Fizemos a primeira parada junto à casa dos Pastorinhos (Francisco e Jacinta e logo Lúcia), em seguida visitamos a casa das Filhas da Caridade em Fátima, e finalmente, nos dirigimos ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, um lugar imenso e cheio de fé. Ali rezamos a oração do terço, e claro, cantamos o Ave de Fátima. O encerramento oficial da Assembléia ocorreu com a missa celebrada no subterrâneo da Igreja Grande dedicada à Santíssima Trindade, onde o novo Conselho e os demais assembleista receberam uma benção especial com sentido de envio a missão a que somos convidados a desempenhar não só como cristãos, mas em especial como jovens marianos vicentinos.

Vale ressaltar que Assembléia, que pela primeira vez foi transmitida ao vivo via internet e que durante a mesma aconteceram entre outras coisas: Encontros de Assessores, Mesa Redonda Vicentina com o tema Desembocadura, entrega da bandeira do EMLA (Encontro Missionário Latino Americano) ao Equador que o sediará em 2012 e aprovação do Documento Final.

JMV, enraizados em Cristo semeemos a esperança.

domingo, 29 de agosto de 2010

Missao na Linea!!!

Experiência Missionária na Linha da Concepção – Cádiz (Espanha)

15 a 22 de agosto de 2010

Às 11 horas do dia 15 de agosto de 2010, Anh Thu e eu (Cleber Teodósio), saímos de Madrid rumo a Linha da Concepção com o objetivo de participar das atividades de verão organizadas pelo grupo da JMV do Centro Contigo. O projeto existe desde 1999 e desenvolvem atividades complementares as oferecidas na escola convencional (esportes, dança, informática, reforço escolar, etc.), para 95 crianças e jovens, entre 3 e 18 anos, com problemas de vulnerabilidade social. O Centro recebe ajuda financeira da Prefeitura de Andalucía e funciona durante todo o ano. Ademais de atender o publico espanhol, mantém, internamente, uma media de 25 adolescentes, emigrados de África. No período do verão realizam atividades especiais, ou seja: escola de catequese, escola de verão, encontro com os pais do publico atendido, acampamentos, etc.

As atividades de verão duram 03 semanas, nas duas primeiras são realizadas a escola, na ultima o acampamento.

Chegamos para a ultima semana. Fomos bem acolhidos no local. O dia seguinte, o tivemos livre; às 9 horas da manhã rezamos laudes, fizemos a limpeza do Centro e logo fomos a uma praia chamada Alcadesia. Pela tarde retornamos a Casa onde tivemos uma reunião de avaliação e planejamento, logo tivemos uma noite especial muçulmana, organizada pelos jovens imigrantes internos (oração, comidas típicas, danças e outros aspectos da cultura marroquim) Foi um espaço interessante, onde os protagonistas puderam mostrar um pouco de suas tradições religiosas e culturais para todos os presentes.

Os educadores e jovens da JMV que prestam serviço no “Centro Contigo”, fazem um belo trabalho, são muito atenciosos com os adolescentes internos e com os que somente vêm para as aulas; por tratar-se de um público especial, trabalha-se muito a afetividade, o respeito e a convivência.

No dia seguinte fizemos uma reunião de preparação e organizamos a casa, pois acolheríamos as crianças pela tarde. Durante os 03 dias de acampamento com os pequenos, passamos muito bem. Muito trabalho, más nem mesmo isso impediu de que nos divertíssemos bastante. As oficinas, os banhos de piscina, o lazer, os jogos... tudo foi motivo de alegria tanto para os “maestros” (pois era assim que eles nos chamavam), quanto para as crianças.

Na sexta-feira houve uma mudança. As crianças foram as suas casas e recebemos os jovens. A diversão não foi diferente. Todos passamos muito bem. No sábado, pela tarde, fomos a um parque de diversões em Málaga - “Tivoli”, onde podíamos desfrutar dos brinquedos que quiséssemos, por aí foi só alegria, e claro, além de brincarmos fomos brindados com espetáculos teatrais, audiovisuais, musicais, etc., voltamos a Linha da Concepção às 02 horas da manhã.

No dia seguinte, nos despedimos com o café da manhã e uma missa, celebrada pelo Pe. José Luis, CM. Na mesma participaram alguns familiares dos menores atendidos no Centro. Durante a homilia, que foi realizada com a dinâmica “uma palavra... e um momento...” pode-se perceber quanto satisfeitos estão os familiares com os trabalhos oferecidos no Centro Contigo e também a experiência da escola de verão e acampamentos, valem a penas para todos os que da mesma participam, sejam as crianças, os voluntários, coordenadores, convidados, etc.

A experiência foi bastante positiva. Só nos resta agradecer a JMV da Linha da Concepção pelo trabalho realizado no Centro e desejar que siga com a missão que Deus lhes confiou. Obrigado e animo para seguir com este iluminado trabalho.