quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Missão do Japão 15/12/2024: 3º Domingo do Advento | ANO C (Lc 3,10-18) Homilia



 

Gaudete é uma palavra latina que significa “alegrar-se”. Este domingo do Advento é chamado de Domingo Gaudete. Portanto, neste domingo, somos chamados a nos alegrar!

 

Como podemos ser felizes quando há conflitos e problemas ao nosso redor?

 

Como podemos nos alegrar quando a mídia noticia diversos crimes, países em guerra, crianças sofrendo e famintas em todo o mundo?

 

Temos realmente um motivo para nos alegrar?

 

Com esse pano de fundo, no entanto, este terceiro domingo do Advento nos pede para nos alegrarmos. Porque, na verdade, ainda há muitos motivos para as pessoas se alegrarem.

 

 Se nos preparamos e nos reconciliamos com Deus neste período do advento, então temos um motivo para nos alegrar.

 

Se decidimos ter um relacionamento melhor com as pessoas, pedimos perdão e perdoamos os outros, então há um motivo para ficarmos felizes.

 

Se, por nossa causa, os outros se tornarem alegres, esperançosos e pacíficos, há um motivo para se alegrar.

 

Se, apesar de algumas dificuldades na vida, nossas famílias e comunidades ainda estiverem unidas e juntas para enfrentar as exigências da vida, então esse chamado para Regozijar-se tem um significado.

 

Há um motivo para nos alegrarmos porque nossa vida ainda é boa.

 

Há um motivo para nos alegrarmos porque permitimos que a Luz de Cristo brilhasse em nossa vida e porque escolhemos fazer o bem e ser testemunhas da Bondade de Cristo para os outros.

 

 Definitivamente, temos um motivo para nos alegrar, se aderirmos ao desafio de João Batista de praticar atos de caridade e promover a preocupação social ao nosso redor.  Porque o único caminho para a alegria é dar aos outros um motivo para se alegrarem.

 

Por fim, acho que o mais importante é o seguinte:  Que, apesar da realidade de nossos pecados e desobediência, ouvimos nosso Senhor, por meio de João, nos chamar ao arrependimento.  Ele está nos chamando para um processo de mudança.

 

Claramente, Ele quer que retornemos a Ele como Seus filhos e nos unamos a Ele em alegria e amor.

 

Essa verdade, por si só, nos dá um grande motivo para gritar e pular de alegria.  Porque o Senhor amoroso e misericordioso, mais uma vez, reafirma Seu grande amor e misericórdia por nós.

 

Com essas boas novas, com clara esperança, com fé inabalável e com um coração alegre, aguardamos a vinda do Senhor Jesus.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário