sábado, 30 de novembro de 2024

Curiosidades sobre o Vaticano



O Vaticano é um estado totalmente soberano, herdeiro dos antigos Estados Papais, criado em 11 de fevereiro de 1929 por um tratado entre a Santa Sé e o Estado italiano.

É o menor Estado do mundo, com uma área de menos de meio quilômetro quadrado, e é governado por uma Monarquia Teocrática. Como todos os Estados, tem seus próprios passaportes, prevê o uso de uma bandeira e de um hino nacional e tem até um terminal ferroviário.

Possui representações diplomáticas em quase todos os países do mundo e Roma, graças à presença do Vaticano, pode ser considerada a única cidade do mundo com um corpo diplomático e uma vida diplomática dupla: a credenciada ao Estado italiano e a credenciada à Santa Sé.

O chefe de Estado é o papa, eleito pelo Colégio de Cardeais com menos de 80 anos de idade (130 membros), a maioria proveniente de outras as partes do mundo.

Ninguém pode estar acima do Papa, que, de fato, pode estabelecer qualquer coisa e qualquer lei sem que nenhuma outra autoridade possa controlar ou contestar seu trabalho.

Na prática, o Papa faz uso da colaboração de assessores, entre os quais se destacam os cardeais da Cúria, que o ajudam no exercício de suas funções: O primeiro deles é o Secretário de Estado, seu braço direito, escolhido diretamente por ele.

Na realidade, o Papa delega o exercício de seus poderes sobre o Estado a uma Comissão Cardinalícia, embora possa, a qualquer momento, recuperá-los e, naturalmente, anular qualquer decisão da Comissão, já que pode se considerar “legibus solutus”, ou seja, acima das leis, como monarca absoluto.

Além do território do próprio estado, o Vaticano estende sua jurisdição a outros edifícios em Roma e seus subúrbios que gozam do direito de extraterritorialidade e que, juntos, cobrem uma área de 700.000 metros quadrados. Esses edifícios estão isentos de qualquer forma de desapropriação, tributação e avaliação.



As propriedades que gozam de extraterritorialidade são:

1. O complexo de São João de Latrão (Basílica, o Palácio Apostólico com seus anexos e a Escadaria Sagrada);

2. A Basílica de Santa Maria Maggiore com seus edifícios anexos;

3. A Basílica de São Paulo Extramuros com os edifícios anexos;

4. O Palácio da Chancelaria;

5. O Palácio da Propaganda Fide, sede da Congregação para a Evangelização dos Povos;

6. O Palácio de São Calisto em Trastevere;

7. O Palácio do Santo Ofício com os edifícios anexos, sede da Congregação da Fé (ex-Santo Ofício);

8. O Palazzo dei Convertiti, sede da Congregação para as Igrejas Orientais;

9. O Maffei ou Palácio do Vicariato;

10. O Palácio das Congregações para os Proprietários;

11. O Palácio Pio;

12. O Pontifício Seminário Menor Romano;

13. Os edifícios em Gianicolo (Pontifício Colégio Pio Romeno, Pontifício Colégio Ucraíno de S. Giosafat, Pontifício Colégio Americano do Norte, Hospital do Menino Jesus, Igreja e Convento de S. Onofre). Giosafat, Pontifício Colégio Americano do Norte, Hospital do Menino Jesus, Igreja e Convento de Santo Onofre, Pontifícia Universidade de Urbania, Área de Serviços Técnicos da Santa Sé, Colégio Internacional de Santa Mônica, Cúria Geral da Companhia de Jesus, Instituto da Santa Virgem Criança, Igreja de São Miguel e o Grande, Edifício das Freiras Calsatianas, Casa das Freiras de Nossa Senhora das Dores, os edifícios localizados no Borgo de Santo Espírito anexados à Cúria dos Jesuítas;

Além da Cidade do Vaticano, todos os bens extraterritoriais da Santa Sé estão incluídos na Lista do Patrimônio Mundial em virtude da adesão da Santa Sé (1982) à Convenção de 16 de novembro de 1972 sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural.

As propriedades que gozam do privilégio de extraterritorialidade fora de Roma são o Palácio Papal, a Villa Cybo e a Villa Barberini em Castelgandolfo, a residência de verão do Papa, que ocupam uma área total de 400.000 metros quadrados, à qual deve ser adicionado o novo Centro de Rádio de Santa Maria di Galleria em Cesano, a 18 km de Roma.

Ninguém pode ter nenhuma propriedade privada no Vaticano. Todo o território e todos os seus edifícios fazem parte do Estado Patrimonial da Santa Sé.



JUNTO COM O PAPA

As palavras do Papa, quando ele não está fora de Roma em peregrinação ou em residência em Castel Gandolfo (de meados de julho até o final de setembro), podem ser ouvidas na Praça de São Pedro todos os domingos no Angelus do meio-dia (12h).

O Santo Padre olha pela janela de seu escritório particular e abençoa os fiéis. A bênção especial Urbi et Orbi é dada no domingo de Páscoa e no dia de Natal de uma janela central da Basílica de São Pedro.



OS MUSEUS E AS GALERIAS DE ARTE

O Vaticano também é um verdadeiro baú do tesouro repleto de obras de arte de importância universal, e esse talvez seja um dos aspectos que mais interessam e surpreendem o turista.

Todas essas coleções podem ser visitadas gratuitamente no último domingo de cada mês.

Os principais centros são: Museu Egípcio Gregoriano, Museu Gregoriano Etrusco, Museu Chiaramonti, Museu Pio-Clementino, Belvedere, Salão dos Animais, Galeria de Esculturas, Galeria de Bustos, Gabinete de Máscaras, a Sala das Musas, a Sala dos Ales, a Sala Redonda, a Sala da Cruz Grega, a Galeria do Candelabro, a Galeria das Telas, a Galeria dos Mapas Geográficos, a Galeria e Salas de São Pio V, a Sala Sobieski, a Galeria da Cruz Grega, a Galeria do Candelabro, a Galeria das Telas, a Galeria dos Mapas Geográficos, a Galeria e Salas de S. Pio V, a Sala Sobieski, a Sala da Imaculada Conceição, a Capela de Nicolas V, as Salas de Raffaello e a mundialmente famosa Capela Sistina.

Recomenda-se também uma visita ao Museu Histórico do Vaticano, localizado no Palácio de São João de Latrão, e ao Tesouro de São Pedro.



MOEDAS, SELOS E CARTÕES TELEFÔNICOS

O Vaticano, forte em sua tradição milenar de cunhar moedas e medalhas, geralmente cunhadas usando as estruturas do Istituto Poligrafico e Zecca do Estado italiano. As moedas têm as mesmas características nominais e reais das moedas da União Europeia.

Os selos também são muito populares entre os colecionadores e geralmente são dedicados a temas como arte, cultura e problemas sociais da humanidade.

Outra área de colecionismo é a dos cartões telefônicos, que são emitidos desde 1992.



SEGURANÇA NO VATICANO

O Vaticano tem duas forças de segurança. A primeira e mais famosa é a Guarda Suíça, fundada em 1506 e composta por 100 unidades.

Esse pequeno exército, colocado na dependência direta do Papa, tem como principal tarefa defender sua pessoa sagrada e como tarefas adicionais proteger os limites do Estado e o acesso aos Palácios Apostólicos.

O segundo corpo é a menos famosa Vigilância do Vaticano, cujos membros usam uniformes azul-marinho.



REGISTRO DE CARROS

Desde 1930, o Vaticano tem suas próprias placas de identificação para seus carros.

Essas placas têm as letras SCV em um fundo branco e o número correspondente em preto.

Placas especiais, sempre em um fundo branco, mas com letras vermelhas, são reservadas para o Papa e os Cardeais e são numeradas de 1 a aproximadamente 100.



NACIONALIDADE DO VATICANO

A nacionalidade do Vaticano não é obtida por nascimento, mas por concessão. Todos os diplomatas empregados nas Nunciaturas (Embaixadas do Vaticano) em todo o mundo e aqueles que normalmente residem aqui são cidadãos do Vaticano, sendo que estes últimos somam aproximadamente 300.



A FARMÁCIA DO VATICANO

Essa é, sem dúvida, a farmácia mais completa de Roma e isso se deve ao fato de conter todos os tipos de medicamentos e drogas italianos e internacionais, inclusive aqueles que não são comercializados na Itália. A entrada nessa estrutura é permitida somente àqueles que têm uma prescrição médica.

Espero que essas informações sejam úteis para você e aproveito a oportunidade para convidá-lo, caso queira saber mais, a aproveitar as informações que encontrará no site oficial do Vaticano



Mais 10 curiosidades sobre o vaticano

  1. 95% dos habitantes são homens
  2. A cidadania do Vaticano só é concedida por um período determinado
  3. O pequeno Estado está inteiramente sob a proteção da UNESCO
  4. Na Sexta-feira Santa, o Papa pode ser visto deitado diante do altar
  5. Para que uma mulher comum possa morar no Vaticano, ela precisa se casar com um oficial da Guarda Suíça
  6. O Vaticano é o único país do mundo com uma taxa de natalidade zero, pois não tem maternidade.
  7. A Embaixada da Itália no Vaticano está localizada no próprio território italiano
  8. O serviço postal local é o mais popular do mundo
  9. As lojas da cidade-estado estão isentas de impostos
  10. A Biblioteca Apostólica do Vaticano tem mais de 1 milhão de livros


REFERÊNCIA

PAZZI, Piero. Notas informativa sobre el Vaticano. In. Calendário Romano. Roma, 2025

INCRÍVEL: 15 Fatos peculiares sobre o Vaticano que parecem ter sido inventados pelo próprio Dan Brown. Disponível em: https://incrivel.club/articles/15-fatos-peculiares-sobre-o-vaticano-que-parecem-ter-sido-inventados-pelo-proprio-dan-brown-967410/ Acesso em: 30 nov. 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário