sexta-feira, 17 de março de 2023

Missão do Japão 19/03/2023: 4º Domingo da Quaresma (Jo 9,1-41) Homilia



O evangelho de hoje fala sobre a cura de um cego. Infelizmente, exceto o próprio cego, os fariseus e algumas pessoas não receberam o evento como uma boa notícia. Para os fariseus, era desobediência à Lei, porque a cura acontecia num sábado. Para os outros, era obscuro, confuso e perigoso.

No entanto, para o cego, foi realmente um grande dia! Porque foi o dia de finalmente sair da escuridão. Foi o dia em que ele pode começar uma vida nova. Para ele, foi um momento de libertação de ser rotulado de pecador, de ser humilhado ou marginalizado. Ser capaz de ver foi um dia cheio de graça para ele. Porque foi também o início da sua fé em Jesus, que lhe deu a oportunidade de ver e apreciar a luz.

A parábola, de certa forma, está nos dizendo que nosso Senhor está aqui para oferecer uma vida melhor para as pessoas que estão nas trevas. Uma vida renovada para aqueles que vivem no pecado. Uma iluminação para aqueles que estão cegos pelas ofertas deste mundo. Jesus está oferecendo a luz, para que vejamos melhor, movamo-nos livremente e realmente aproveitemos a vida ao máximo. O cego da parábola não apenas passou a enxergar. A cura o fez acreditar. Isso o deixou esperançoso. E, acima de tudo, fez dele uma testemunha da graça e da misericórdia de Deus.

Durante a Quaresma, nosso Senhor nos convida ao arrependimento. Ele está nos convidando para uma mudança de coração e para sermos iluminados por Sua Palavra. Somos chamados nesta temporada a aproveitar a oportunidade de começar uma vida nova. Uma vida influenciada não pelo brilho das coisas materiais que nos cercam. Pelo contrário, uma vida inspirada nos ensinamentos de nosso Senhor e nos valores do Reino.

Não permitamos que nossos pecados nos cegue da verdadeira beleza da Vida. Mas deixemos que Jesus ilumine o nosso caminho. Permita que Ele transforme nossas trevas e noites, claras como o dia. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário