sexta-feira, 10 de março de 2023

Missão do Japão 12/03/2023: 3º Domingo da Quaresma (Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42) Homilia: "Jesus e a Samaritana"



Somos todos pecadores. Todos nós precisamos de conversão. Todos nós precisamos do amor misericordioso de Deus. Mas como se começa a conversão de alguém? Como alguém recebe a misericórdia de Deus? O evangelho deste 3º domingo da Quaresma nos conta uma bela história de conversão.

O convite para nós é fazer o mesmo, ou seja, estarmos abertos ao encontro com Jesus. Porque se estivermos abertos a isso e permitirmos que esse encontro aconteça, assim como a mulher, isso também pode ser o início de uma mudança no rumo de nossa vida. Isso também poderia ser o início de uma conversão que, eventualmente, nos transformaria em testemunhas e portadores de Esperança para os outros. Todo e qualquer encontro com Jesus é um momento de graça. Um momento de Esperança. É um momento de verdadeira experiência feliz. Porque em cada encontro, Jesus nos faz sentir acolhidos e valorizados. Exatamente como Jesus aceitou e valorizou a mulher apesar de sua pecaminosidade. Porque na verdade, aos olhos de Deus, não somos casos perdidos. Somos potenciais portadores da Boa Nova. Somos santos em potencial.

Como a mulher do poço de Jacó, depois de encontrar Jesus e realizar a experiência libertadora da Palavra de Jesus, ela completou o processo de sua conversão sendo testemunha e anunciadora do Bem que Jesus lhe havia feito. A mulher não perdeu tempo, mas levou imediatamente a Palavra de Jesus aos outros.

Como a mulher samaritana, somos indivíduos pecadores. No entanto, também como ela, Jesus quer encontrar-se conosco e conduzir-nos à conversão. Nesta Quaresma, Jesus dá início a este encontro. Porque, como a samaritana, Jesus quer que experimentemos genuinamente a sua misericórdia e o seu amor. E tornemo-nos Seus instrumentos para espalhar a Boa Notícia da salvação para os outros. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário