segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Missão do Japão 28/08/2022. 22º Domingo Tempo Comum C (Lucas 14,7-14) Homilia


Diz-se que certa vez foi feita uma pergunta a Santo Agostinho: “Que virtude é mais importante e necessária de se ter?” E sua resposta foi: “Humildade”. Quando lhe perguntaram qual era a segunda, ele disse: “Humildade”, e perguntado qual a terceira, sua resposta foi: “Humildade”.

A nossa liturgia de hoje, especialmente o Evangelho, recorda-nos esta grande virtude.

O que é humildade? O que há de bom em ser humilde? Aonde essa humildade nos levará?

Humildade significa Verdade. Porque ser humilde é um reconhecimento e valorização da nossa própria personalidade. É integridade, sinceridade e honestidade. Uma pessoa que tem humildade conhece sua própria força, assim como sua própria fraqueza. Uma pessoa humilde certamente se esforçará para fortalecer sua fraqueza e usar adequadamente sua força. E uma coisa importante é esta: uma pessoa humilde sabe muito bem a quem dará o crédito por sua bondade e realizações. Ela sabe que certamente isso pertence a Deus, a Fonte e Razão de tudo o que ela tem.

Em nossa primeira leitura, nos é dito que, se formos humildes, Deus certamente encontrará bondade em nós e nos abençoará com a graça necessária. Mas se manifestarmos o contrário, sendo repugnantes, orgulhosos e muito autoconfiantes, seremos envergonhados. Porque, como diz o evangelho, “quem se exalta será humilhado”.

Uma pessoa que não é humilde é muito cheia de si mesma. Acreditando que qualquer conquista que obtenha, quaisquer coisas boas que possua, são todas por causa de sua própria capacidade. Não inclui a contribuição de outros. Não considera as oportunidades e situações trazidas a ela que a ajudaram, de uma forma ou de outra. E o pior de tudo, para ela, Deus não está no controle. Porque para ela, Deus está tão distante e nunca se relaciona com ela e com qualquer vitória que ela consiga. Infelizmente, para pessoas assim, a vida termina em condenação e sofrimento eternos.

Se tivermos em nós, porém, a qualidade da humildade, isso nos levará a fazer qualquer coisa que seja boa. Seremos encorajados a fazer uma obra de bondade sem esperar nada em troca; sem condições. Seremos encorajados para amar e servir honestamente os outros, especialmente os necessitados, porque este é o verdadeiro fruto da humildade. E este comportamento cristão, de serviço e amor, nos conduzirá definitivamente ao Grande Banquete no Reino de Deus, com Cristo e com todos os que viveram fielmente a sua vocação cristã.

Lembremo-nos: a humildade nos deu o dom da salvação. Foi porque Deus se humilhou, se tornou homem como nós, exceto no pecado, que nos foi dada a chance de estar com Deus na vida futura. Apesar do fato de que Ele é Deus e Poderoso, Deus em Jesus, ofereceu Sua própria Vida, para nos dar Vida. Ele tomou a Cruz, sofreu e morreu, para aliviar nosso fardo e termos a chance de viver eternamente em Seu Reino.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário