segunda-feira, 2 de abril de 2018

Missão de Semana Santa da Família Vicentina no Vale do Jequitinhonha


A Família Vicentina do Regional Belo Horizonte realizou de 24 de março a 01 de abril de 2018, nas cidades de Francisco Badaró e Itaobim, ambas no Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais (Brasil), uma missão de Semana Santa. Membros dos ramos: Congregação da Missão, Filhas da Caridade, Sociedade de São Vicente de Paulo e Missionários Seculares Vicentinos se organizaram em sete equipes, com três ou quatro membros cada, a fim de fazer mais vivo o agir vicentino nessas duas cidades.



Eu tive a graça de integrar uma das equipes que foi enviada à Paróquia de São Roque de Itaobim, ali fomos recepcionados pelo pároco Pe. Fernando, que nos (Alexandro Valadares, CM, Ir. Jane Carla, FC e eu)  conduziu até a comunidade de Beira Rio, cujo patrono, São João. Acolheu-nos a família de Dona Maria Andrade. Seu filho Hiago Andrade nos acompanhou durante toda a missão ali desenvolvida, introduzindo-nos em cada visita, agindo como um verdadeiro anfitrião, sempre atento as nossas necessidades. 




As atividades foram diversas e não se limitaram à comunidade a que, inicialmente formos enviados, estendendo-se as comunidades de Brejo I e Matriz, já seja com visitas domiciliares ou nas celebrações penitenciais, respectivamente. Em Beira Rio, visitamos todas as famílias e retornamos, levando comunhão, para as que a solicitavam. Partilhamos com os comunitários das celebrações litúrgicas do Domingo de Ramos, Ceia do Senhor, Paixão do Senhor, Vigília Pascal e Domingo de Páscoa; além de acompanha-los no Terço dos Homens na segunda-feira; Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Raimundo, CM, na terça, e celebração penitencial das famílias na quarta-feira. Na manhã da Sexta-feira da Paixão rezamos em diferentes residências a Via-Sacra. A missão foi concluída com um café da manhã partilhado no domingo depois da Celebração da Páscoa. De ali, dirigimo-nos à igreja Matriz onde celebramos, com os demais missionário e comunidade paroquial, a eucaristia de encerramento seguida de almoço no salão paroquial.



Além de nós, da Família Vicentina, a paróquia foi contemplada com mais oito missionários da Nova Aliança, uma das Novas Comunidades que atuam no seio da Igreja, que chegou a Itaobim nos inícios do corrente. Missionários, igualmente jovens, que com garra, determinação e oração estão colaborando significativamente para a evangelização da paróquia local. 


A experiência da missão é sempre uma ocasião de crescimento pessoal e comunitário, todos aprendemos um pouco mais e nos fortalecemos com a riqueza de dons, talentos e entrega que cada um põe em comum. Agradecemos a Deus pela graça da missão e estamos felizes porque, se Deus quiser e Nossa Senhora nos ajudar, estaremos de volta a Itaobim em janeiro de 2018, para mais 15 dias de Missão Popular Vicentina, onde teremos a oportunidade de, com comunitários, continuar seguindo e servindo a Jesus Cristo, evangelizador dos pobres.    







Nenhum comentário:

Postar um comentário