sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Padre Zezinho é homenageado pela PUCPR


Padre Zezinho atendeu convite do Instituto Ciência e Fé e curso de Teologia da PUCPR e foi o grande homenageado do Projeto Diálogos Contemporâneos promovido pelo mesmo instituto. O evento se deu no auditório TUCA no dia 14/10/2015, no período da noite. 

O tema discutido foi: “A Formação do Imaginário Religioso Brasileiro: Letras e Canções do Padre Zezinho”, contou com a participação da banda Cantores de Deus, que interpretou seus maiores sucessos, como “Maria de Nazaré”, “Utopia”, “Mãe do céu morena”, “Um coração para amar”, “Um certo galileu” e “Oração da família”.

Na oportunidade o arcebispo de Curitiba e Grão-Chanceler da PUCPR, José Antônio Peruzzo, agradeceu, em nome da arquidiocese o homenageado, bem como, o reitor da PUCPR, professor Waldemiro Gremski, também agradeceu ao padre e anunciou a resolução do seu conselho de lhe conceder o título de Doutor Honoris Causa. 

José Fernandes de Oliveira, o Padre Zezinho, possui quase 50 anos de carreira. É reconhecido como um dos maiores nomes da canção religiosa brasileira, com uma produção ainda não catalogada na íntegra, dado o tamanho da sua obra. Foram mais de 131 discos, entre vinis, CDs e DVDs e quase uma centena de livros, programas radiofônicos e televisivos. Suas músicas abordam, além da fé, assuntos sociais, culturais e políticos e continuam sendo executadas em celebrações litúrgicas, em uma prova da sua abrangência e contemporaneidade. 

Estivemos no evento Marisete Obrzut, Ramon Aurélio, Pe. Wilson Garcia e eu (Cleber Teodósio). Ali tivemos a oportunidade de vivemos momentos únicos, que nos fizeram recordar situações de nossas vidas e que também povoa o nosso imaginário – sejam encontros posteriores com o Padre Zezinho ou com sua vasta obra. Saímos do evento com o coração agradecido e incluídos no grande número de pessoas que bebemos do legado do Padre.

Para saber mais sobre o Pe. Zezinho:
1. Perfil

Fontes:
Imagens: Divulgação Pucpr e Ramon Aurélio
http://www.pucpr.br/noticia.php?ref=1&id=2015-10-15_59745

domingo, 11 de outubro de 2015

II Jornada da JMV Rio 2015


 Agradeço a Deus e a PBCM por haver tornado possível a minha participação na II Jornada da Juventude Mariana Vicentina – JMV da Província Rio, realizada de 25 a 27 de setembro de 2015, em Petrópolis – RJ. O evento trouxe como tema central “Sejam Protagonista das Mudanças”. Ideia inspirada nas palavras do Papa Francisco quando também esteve no Rio na Jornada Mundial da Juventude de 2013.


Participamos do encontro, mais de 200 jovens, desembocados, filhas da caridade, seminarista e padres, provenientes das seguintes províncias: Curitiba, Recife e Rio de Janeiro – de forma direta, e Amazonas e Fortaleza - de forma indireta.


A acolhida se deu na sexta-feira, dia 25, no período da tarde, onde cada delegação também foi convidada a montar os seus stands. 


No sábado, dia 26, vivenciou-se, a Palestra Magna, ministrada por Silvana Nascimento, jovem da JMV Corrêas, apresentando diversas dicas de como o jovem de hoje pode ser protagonista de sua própria vida. Concluiu-se com a Adoração ao Santíssimo, enfatizando que só no encontro pessoal com Cristo os jovens encontram sua vitalidade para evangelizar a realidade em que vivem. Bem como, durante uma segunda palestra, ministrada por Valcir Rangel, Desembocado e Assessor da JMV Taubaté, que discorreu sobre as atitudes que deve tomar o jovem para aproximar-se da Cruz de Cristo. Durante o dia houve atividades culturais, tais como: oficinas de arte, literatura, jazz, zumba, música etc. Assim mesmo um passeio turístico pela cidade anfitriã e oficinas formativas: “Ir contra a corrente”, “Apostar em grandes ideais” e “Ser revolucionário”. Um dos pontos altos do encontro foi a visita do bispo local, Dom Gregório Paixão, OSB que durante a sua saudação contou três historinhas que trouxeram ensinamentos inesquecíveis à vida dos presentes. Já durante a noite rezamos o terço luminoso, e fechamos o dia com uma noite cultural.


No domingo 27, Bruno Mattos, Desembocado da JMV Rio, desenvolveu o tema: “Servir sem medo” tendo como inspiração a São Vicente de Paulo, ainda que o mesmo trouxe outros exemplos, como a Maria do Magnificat e o Cristo Servidor e Evangelizador dos Pobres; parafraseou o Papa Francisco, quando estimula os jovens a servir sem medo e recomendou aos presentes a atuarem observando os sinais dos tempos, como o fez Vicente de Paulo. Ainda que à tarde a programação trouxesse atividades esportivas, o encontro foi encerrado oficialmente ao meio dia, com uma missa presidida pelo Pe. Alexandre Nahass, CM – Diretor Provincial da JMV, e concelebrada pelo Pe. Gentil Pereira, PF – Desembocado.


O encontro foi revitalizante. O entusiasmo juvenil, o cuidado com que tudo foi preparado, pelo Conselho da JMV Rio, assessorado pela Ir. Rizomar Figueiredo, FC, demonstra a proteção de Maria sobre a Associação, que busca Amar como a Virgem, Ser como Jesus e Servir como São Vicente. Concluo esse relato com uma das histórias de Dom Gregório, que diz sobre um garotinho que esperava, em casa, com duas maçãs, seu pai voltar do trabalho. Uma vez em casa, o menino perguntou se o pai aceitava uma das maçãs, o pai respondeu que sim, a criança mordeu uma e outra maçã, e em seguida entregou uma ao pai, que ficou atônito e quis saber se era isso que ele o tinha ensinado “dá fruta mordida aos outros”... e o menino dirigindo-se ao pai disse que tinha provado as maçãs para lhe ofertar a mais doce. Assim também, Jesus teve muitas experiências aqui na terra, mais quis entregar à Família Vicentina a ação mais nobre, servir e evangelizar os pobres.