quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Madrid - Capital da Juventude



Uma maré de jovens banha Madrid e os Vicentinos dentro...

*****

Rosa, Ruth, Dani, Ana, Isabel, José, Gema, Bea, Ir. Juani, Ir. Isabel, padre Juanjo, padre Óscar… e assim até 160 nomes mais, de voluntários vicentinos que já estão em Madrid. O objetivo destes dias é preparar os alojamentos e receber a formação necessária para exprimir ao máximo o Encontro de Jovens Vicentinos (EJV), e posteriormente a JMJ.

Os kms acumulados e as horas de viagem não pesam nas mochilas de nossos voluntários que, desde a terça-feira pela manhã, estão enchendo de trabalho todas as comissões para ter uma ideia global do funcionamento do EJV e da JMJ. Pouco a pouco vão se perfilando as responsabilidades e chegando a conclusões de tarefas que terão que desenvolver os voluntários durante esses dias, que resultam do mais variado: vigilância nos corredores, informar aos peregrinos, coordenação de ornamentação e painéis informativos, preparar os dormitórios, limpar as zonas comuns, coordenar aos responsáveis dos centros de alojamento, protocolos de evacuação e emergências, etc.

O trabalho dos voluntários se apóia na oração, já que não podemos esquecer o que realmente nos trouxe aqui. Esses momentos de oração comunitária se unem a formação que nossos voluntários vicentinos estão recebendo nestes dias. Está formação está enfocada em polir nossa atitude em relação ao peregrino, e sempre vista sobre o carisma vicentino e de serviço. A paciência, a hospitalidade, a acolhida e o espírito de sacrifício serão algumas das riquezas que os voluntários irão descobrindo nestes dias.

O caminho do voluntário começou, tu, peregrino, és parte de nossos passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário