Encontro de Jovens Vicentinos e JMJ Madrid 2011




ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS VICENTINOS

- Madrid (Espanha), 12 a 15 de agosto de 2011 -

por Cleber Oliveira - @clefabio

Voluntário Internacional da JMV

A tão somente alguns dias da grande festa da fé - a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Família Vicentina (FV) esquenta os motores para fazer desta vivência uma experiência única de encontro com Deus e com a comunidade cristã.

(Festival Vicentino Roma 2000)

Há mais de um ano uma comissão integrada por representantes de grupos da Família Vicentina, ou seja, Associação Internacional das Caridades (AIC), Congregação da Missão (CM), Companhia das Filhas da Caridade (FC), Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), Juventude Mariana Vicentina (JMV), Associação da Medalha Milagrosa (AMM) e Missionários Laicos Vicentinos (MISEVI), estão preparando de forma intensa o VI Encontro Internacional de Jovens Vicentinos, que se realizará em Madrid de 12 a 15 de agosto de 2011, nos dias prévios a JMJ.

Os encontros anteriores aconteceram em Paris - França (1997), Roma – Itália (2000), Toronto – Canadá (2002), Colônia - Alemanha (2005) e Sidney – Austrália (2008). Todos, com temáticas alusivas a Espiritualidade Mariana/Vicentina e ao tema central da JMJ de seu respectivo tempo.

(Jovens Vicentinos em Colônia 2005)

A VI Edição do Encontro de Jovens Vicentinos terá como tema: “Vicentino(a)s, um estilo de vida para hoje!” que será desenvolvido durante os quatros dias, a partir dos diferentes aspectos:

· Ser, não aparentar;

· Enraizados em Cristo, a exemplo de São Vicente e

· Com Maria, semeadores de esperança.

Contar-se-á com a presença de uns 2000 (dois mil) jovens e acompanhantes, dos quais, 115 (cento e quinze) serão brasileiros, que participarão em catequeses, oficinas, celebrações eucarísticas, vigílias, festivais, etc.; bem como visitarão obras de caridade coordenadas pela Família Vicentinas de Madrid, atividade esta, que culminará em um enriquecedor debate que oportunizará intercâmbios de experiências sobre os atuais desafios das realidades dos empobrecidos de diferentes países, contextos culturais e sociais onde a juventude vicentina atua.

(Participantes do Encontro de Jovens Vicentinos, Sidney 2008)

Posteriormente, os participantes se unirão aos demais jovens que tenham respondido o chamado do Papa Bento VXI à JMJ e testemunharão com sua presença e alegria que é possível viver enraizados em Cristo e firmes na fé.

E-mail da Comissão Organizadora: jmj2011fv@gmail.com

Blog do Encontro: http://www.jmj2011fvpt.wordpress.com/


Comentários