Preparação JMJ Madri 2011



A Peregrinação da Cruz – JMJ Madri 2011

Desde 14/09/09 a Cruz da JMJ juntamente com o ícone de Nossa Senhora peregrina pelas cidades de Espanha. A Juventude Católica do País se mobiliza e responde, paulatina mente, ão chamado de Cristo através da Igreja e da Cruz.

Dentro desse processo, experimentei momentos precisosos de aproximação de Deus por meio de um encontro organizado pelo Setor de Juventude da Arquidiocese de Madri, nos dias 13, 14 e 15/11/09, em Salamanca, Espanha. O encontro teve como título “Liderança Juvenil”, do qual, participaram outros 80 jovens das variadas dioceses espanholas.

Da programação oferecida destaco os momento de adoração ão Santíssimo Sacramento, bem como as missas, palestras e trabalhos de grupos. Em uma das noites tivemos a oportunidade de ouvir testemunhos de jovens que largaram tudo para seguir ão Senhor, que se aventuraram em suas veredas e são felizes na missão que Cristo lhes confiou.

O encontro me fez perceber como nesse País a generosidade e o voluntariado se faz verdade, bem como ver que vale a pena seguir, que nossa igreja é uma igreja viva, e que apesar daslimitações e tradicionalidade somo uma igreja jovem.
Vimos por diferentes pontos a mensagem da cruz, e que mais que um símbolo de sofrimento, com Cristo, a mesma passa a refletir sinal de esperança.

Eis os pontos:

Sobre a Cruz Cristo conheceu os mais grandes sofrimentos. Se tu também sofres, Cristo está muito cerca de ti. Dá-Le teu sofrimento. Ele o levará contigo e te dará consolo.

Sobre a Cruz Jesus se identificou ão que sofrem. Observa aos que sofrem em teu entorno. Jesus está presente neles. Vê e os serves! Receberas a alegria.

Sobre a Cruz Cristo perdoou a seus inimigos. Se tu também foi ferido, estas convidado a perdoar e a reconciliar-te com teus inimigos. Jesus te dará a força. ¡Peças e receberás!

Sobre a Cruz Jesus amou a cada um de nos. Se tens dúvidas, peças que te mostre seu amor pessoal a tí.

Sobre a Cruz Jesus deu sua vida pelo perdão de nossos pecados. Dá-Le teus pecados! E promete-lhe não mais pecar. Receberas seu perdão pelo batismo e pelo sacramento da reconciliação. Assim, experimentarás a alegria da salvação.

Sobre a Cruz Cristo morreu para abrir-nos o céu. Reza pelos defuntos que conheces. E recebe a esperança da Vida eterna!

Sobre a Cruz Jesus deu sua vida por amor. Se queres ser feliz, dá-Le com generosidade tua vida para amar como Ele cada dia!

Jesus ressucitou. Venceu o mal, o pecado a morte. Se tens dificuldades para amar, para enfrentar-te com o por vir, recebe a energia da Esperança! E com toda a igreja, transforma-te em missionário da Esperança!

Jesus é a razão de tudo; um encontro pessoal com Ele é necessario para que nossa vida ganhe sentido; edificados n’Ele seguiremos firmes até o Reino no definitivo.

Comentários