quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Missão do Japão 08/09/2024: 23º Domingo do Tempo Comum | ANO B (Mc 7,31-37) Homilia



/É bom que as pessoas surdas hoje em dia não tenham muito problema com relação ao acesso à informação.

/Eles agora têm intérpretes.  E podem até usar a tecnologia moderna para facilitar a comunicação e o acesso à informação.  /Mas não os surdos da época de Jesus.  Sem intérpretes, sem tecnologia.

/Pior, por serem deficientes, eram considerados pecadores.

/Jesus sabia muito bem a dificuldade que aquela pessoa surda estava enfrentando ao chegar até Ele.

/Por isso, Jesus decidiu abrir os ouvidos desse surdo e permitiu que ele fosse curado de seu problema de fala. /Para que, como os demais, ele entendesse, proclamasse sua fé em Jesus e se tornasse Seu discípulo.

Esse gesto de Jesus está simplesmente nos dizendo que o desejo de Jesus de que entendamos as Boas Novas é muito grande.

/E, à medida que a Palavra chega até nós, Jesus espera que Sua Palavra possa nos tocar e nos transformar em filhos genuínos e fiéis do Pai.

/Às vezes dizemos que temos pena dos surdos porque eles nunca poderão ouvir uma música bonita. /Ficamos tristes por eles porque não podem ouvir o doce som dos pássaros e o som calmante do rio que corre.

/Mas, pensando bem, não é verdade que merecem mais pena as pessoas que não são deficientes auditivas e que têm a capacidade de falar, mas não usam bem essas capacidades e habilidades?

/Que, em vez de dedicar seus ouvidos a ouvir a Palavra de Deus, preferem ouvir fofocas e ouvir histórias maldosas?

/Que, em vez de proclamar Jesus e Seus ensinamentos, preferem falar mal e amaldiçoar outras pessoas e proferir palavras maldosas?

/Neste domingo, Jesus nos lembra que Ele está disposto a nos curar de nossa deficiência, de nossa incapacidade de ouvir bem a Sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário