quinta-feira, 27 de julho de 2023

A vestição dos paramentos litúrgicos e as respectivas orações



1. Lavar as Mãos

Latin: Da, Domine, virtutem manibus meis ad abstergendam omnem maculam; ut sine pollutione mentis et corporis valeam tibi servire. 

Português: Dai às minhas mãos, Senhor, o poder de apagar toda mácula para que eu vos possa servir sem mácula do corpo e da alma


2. Aminto

Latin: Impone, Domine, capiti meo galeam salutis, ad expugnandos diabolicos incursus.

Português: Colocai, Senhor, na minha cabeça o elmo da salvação para que possa repelir os golpes de Satanás


3. A alva

Latin: Dealba me, Domine, et munda cor meum; ut, in sanguine Agni dealbatus, gaudiis perfruar sempiternis. 

Portugués: Revesti-me, Senhor, com a túnica de pureza, e limpai o meu coração, para que, banhado no Sangue do Cordeiro, mereça gozar das alegrias eternas


4. O Cingulo

Latin: Proccinge me, Domine, cingulo puritatis, et exstingue in lumbis meis humorem libidinis; ut maneat in me virtus continentiae et castitatis. 

Português: Cingi-me, Senhor, com o cingulo da pureza, e extingui nos meus rins o fogo da paixão, para que resida em mim a virtude da continência e da castidade.


5. O manipulo

Latin: Merear, Domine, portare manipulum fletus et doloris; ut cum exultatione recipiam mercedem laboris

Portugués: Fazei, Senhor, que mereça trazer o manipulo do pranto e da dor, para que receba com alegria a recompensa do meu trabalho.


6. A estola

Latin: Redde mihi, Domine, stolam immortalitatis, quam perdidi in praevaricatione primi parentis; et, quamvis indignus accedo ad num sacrum mysterium, mercar tamen gaudium sempiternum 

Português: Restitui-me, Senhor, a estola da imortalidade, que perdi na prevaricação do primeiro pai, e, ainda que não seja digno de me abeirar dos Vossos sagrados mistérios, fazei que mereça alcançar as alegrias eternas


7. A Casula ou Planeta

Latin: Domine, qui dixisti: hugum meum suave est, et omus meum leve: fac, ut istul portare sic valeam, quod consequar tuam gratiam. Amen. 

Português: Senhor, que dissestes: O meu jugo é suave e o meu peso é leve, fazei que o suporte de maneira a alcançar a Vossa graça. Amém.

terça-feira, 25 de julho de 2023

37º ENEV, FORTALEZA – 2023



A Província de Fortaleza da Congregação da Missão recebeu em sua Casa Provincial, de 21 a 26 de julho de 2023, o XXXVII Encontro Nacional dos Estudantes Vicentinos, cujo tema: “Chamados por nossa Vocação Missionária ao seguimento de Cristo, Evangelizador dos Pobres” e lema: “Corações ardentes, pés a caminho.” (Lc 24, 32-33). Participaram do encontro 13 estudantes dos cursos de filosofia e teologia: 04 da Província de Curitiba e 03 da Província do Rio de Janeiro, os demais pertenciam a província anfitriã; bem como os cinco Seminaristas Internos, partilharam alguns momentos do encontro uma vez que estavam em Fortaleza para o Estágio Missionário.

 


Constou na programação: celebração de acolhida, experiência missionária no bairro Quintino Cunha, visita à primeira paróquia da Congregação na Província (Nossa Senhora dos Remédios) e obra social das Filhas da Caridade (Recanto do Sagrado Coração de Jesus), noite cultural com troca de lembrancinhas e partilha da realidade das províncias e comidas típicas, lazer na praia Majorlândia (Aracati – CE).



Um dos pontos fortes dos ENEVs é o eixo formativo, que neste ano ficaram a cargo de um Padre da Missão (Pe. Cleber Teodósio, CM) e uma Filha da Caridade (Ir. Jardênia, FC). Pe. Cleber, ministrou o tema de forma leve, dialogal e dinâmica, pontuando aspectos importantes da figura do Missionário Vicentino segundo São Vicente de Paulo, explanando curiosidades sobre o 3º Ano Vocacional no Brasil e partilhando detalhes sobre o programa para a celebração dos 400 anos de fundação da Congregação da Missão. Os estudante Raimundo, Icson e Gerson avaliaram positivamente a formação pontuando aspectos como riqueza do conteúdo, criatividade e sensibilidade.



Durante o encontro, os estudantes puderam conhecer diferentes padres da Província de Fortaleza que passaram pela Casa Provincial por motivo do seu retiro anual, que se deu na região metropolitana; fato que enriqueceu ainda mais o Encontro, fazendo a experiência do ENEV grande, para todos que dele participam. 



Gratidão aos organizadores, assessores, anfitriões e participantes. O próximo ENEV se dará em 2025 na Província de Curitiba da Congregação da Missão, até lá os estudantes, desde suas províncias se reunião como EREVs – Encontros Regionais de Estudantes Vicentinos dando seguimento a agendas locais de crescimento na Companhia. Avante, Missionários!



quinta-feira, 20 de julho de 2023

Missão do Japão 23/07/2023: 16º Domingo do Tempo Comum (Mt 13,24-43) Homilia



Em nossa vida cotidiana, falamos sobre mais e menos, positivo e negativo, noite e dia, preto e branco. Isso nos diz que, de fato, os contrastes estão muito presentes na vida. Mas se há um contraste final que temos neste mundo, é o Bem e o Mal.

A Parábola do Joio nos lembra da realidade da presença não apenas do Bem, mas também do Mal no Mundo.

Sabendo disso, devemos desanimar? Devemos desistir facilmente e ceder ao mal que vem até nós?

Certamente não. Por que? Porque, em primeiro lugar, embora seja verdade que o mal faz parte da vida, não nos esqueçamos de que antes de o mal vir ao mundo já existia o Bem. O bem sempre foi o propósito e a intenção de nosso Criador.

Em segundo lugar, como eu disse, vemos o mal por aí. E o mal afetou a Vida. Mas o fato de o Bem ainda estar muito presente, não há motivo para nos rendermos. Não há motivo algum para desanimar. Porque, a presença do BEM é definitivamente a presença de DEUS.

Em terceiro lugar, coisas ruins ou más acontecem. Pessoas indesejáveis vêm. Com graça e paciência, às vezes, as coisas ruins que acontecem em nós se tornam começo de mudança e de crescimento. Eles fazem aflorar o melhor de nós, transformando-nos em pessoas melhores e mais sábias.

Quando digo que o mal está presente no mundo, significa que está presente também na Igreja. Também está presente em cada um de nós. Mas continuo acreditando que a realidade maior na Igreja e em nós é a Bondade. Não é o mau. Portanto, acredito que, apesar do mal insistir em nos rodear, o Bem continua vivo, ou seja o positivo vence o negativo. A vida segue positiva, não negativa. A vida ainda será clara como o dia. E nunca, escura como a noite.

Amém.

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Missão do Japão 16/07/2023: 15º Domingo do Tempo Comum (Mt 13,1-23) Homilia



A contação de histórias foi uma das ferramentas que Jesus usou em Sua obra de evangelização. E uma boa qualidade de Seu estilo era o uso de coisas e atividades familiares aos Seus ouvintes. Para entender facilmente Seus ensinamentos, Jesus usou como exemplos coisas relacionadas à vida das pessoas. Por exemplo, a Parábola do Semeador é sobre agricultura. Jesus usou esse meio de vida comum das pessoas de Seu tempo para ensinar uma mensagem importante sobre a Palavra de Deus.

A parábola do semeador nos lembra duas coisas importantes.

Primeiro, como cristãos, devemos levar a sério a Palavra que está sendo semeada em nós. Devemos permitir que ela cresça e dê frutos. Significa que, para que a Palavra cresça e dê muito fruto, o cristão que recebe a Palavra deve ser um rico e bom recipiente, assim como uma terra boa.

Em segundo lugar, um cristão não é apenas um receptor da Palavra. Todo cristão é um evangelizador. Um semeador, encarregado de ensinar a Palavra aos outros. Portanto, para que um cristão seja um semeador eficaz, ele deve primeiro aprender a amar e praticar a Palavra em sua própria vida cotidiana.

Cada vez que vamos à Missa, a semente da Palavra de Deus é semeada em nós. O que aconteceu com a Palavra que recebemos? Temos sido bons destinatários da Palavra? Temos nos deixado transformar, nos tornado evangelizadores com a Palavra que recebemos? Nos tornamos inspiração para outros espalharem a Palavra que receberam através de nós?

Se nos descrevermos como recipientes da Palavra de Deus, em que tipo de solo nos incluiremos? terreno seco? Terreno rochoso? terreno espinhoso? Ou terra boa?

Amém.

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Missão do Japão 09/07/2023: 14º Domingo do Tempo Comum (Mt 11,25-30) Homilia



Embora os problemas e os fardos pesados sejam fatos da vida, lembremo-nos de que Alguém nos convidou a ir até Ele e nos garantiu o descanso. E hoje ouvimos as mesmas palavras: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”.

Este convite partiu de Jesus. Jesus falou essas palavras para trazer esperança e encorajamento para aqueles que estão sobrecarregados com muitas coisas nesta vida terrena.

Quando Jesus diz: “Venha a mim e eu te darei descanso”, Ele quer dizer, ir até Ele e aprender como lidar com as situações atuais em que estamos. Ele quer que comuniquemos a Ele, expressemos o que temos dentro de nós, para logo nos inspirar sobre como enfrentar nossa preocupação atual.

Aqui em nosso evangelho, Jesus também mencionou as palavras “aprendei de mim”. E eu acredito que isso é o que realmente Jesus quer que façamos. Que aprendamos com Ele. Aprender com Ele o quê? Aprender com Ele os valores da humildade, da honestidade, do perdão, da compreensão, do amor, etc. Porque, na verdade, são esses valores que precisamos, para tornar as situações da nossa vida leves e suportáveis. É por isso que Jesus nos diz para “aprender com Ele”; assim Ele nos fará ver que nossas situações, na verdade, não são problemas para nos preocupar, mas desafios a enfrentar para crescermos e nos tornarmos pessoas melhores.

Somente quando entendermos claramente qual é a melhor coisa a fazer com a situação de vida que temos, é que seremos mais otimistas com a vida. E é somente através de Jesus que perceberemos que a Vida é realmente bela e vale a pena ser vivida, mesmo em meio aos desafios. Porque, na verdade, não estamos sozinhos diante dos problemas da vida. Jesus está conosco para nos dar conforto, esperança e inspiração.

Amém.