sexta-feira, 16 de junho de 2023

Missão do Japão 18/06/2023: 11º Domingo do Tempo Comum (Mt 9,36-10,8) Homilia



Quando eu ainda era criança, toda vez que via pobres nas ruas pedindo esmola, empurrando o carrinho que lhes servia de abrigo, olhando algumas pessoas comendo dentro de restaurantes, enquanto eles mesmos, provavelmente, não comiam desde o dia anterior, aquilo sempre me afetava e eu tinha vontade de chorar... E muitas vezes, para que isso não ocorresse comigo, eu apenas fechava os olhos ou virava o rosto para outra direção, ou seria sempre assim, pois aquela situação me desinstalava. Tinha pena deles, e me sentia muito triste. Mas só ia até esse ponto. Tudo terminava apenas com pena deles e sentindo-me triste.

Quando Jesus via os pobres, não fechava os olhos nem olhava em outra direção. Ele aproveitava a situação que lhe era apresentada e agia na hora.

Creio que é isso que Jesus gostaria de nos lembrar neste domingo. Não basta apenas que nos sentamos tristes ou com pena dos sofrimentos dos pobres que vemos ao nosso redor ou mesmo fora do nosso entorno. Que se apenas abrirmos os olhos e formos mais sensíveis, perceberemos que também nós somos chamados à ação, para fazer algo afim de ajudar os necessitados em suas dificuldades e lutas.

E acho que esse é o legado que nosso fundador São Vicente de Paulo nos deixou. Tudo começou por ser afetado pelo que viu no seu tempo, pela pobreza que lhe foi apresentada. Isso entrou em seu coração, o que acabou levando-o à ação, organizando as pessoas para responder às necessidades dos pobres.

Agradeço ao Senhor por aquelas experiências que tive quando eu era criança. Agradeço-Lhe porque desde cedo já fui tocado pela visão dos pobres. Acredito, inclusive, que foi por causa dessas experiências que pude responder ao convite de Deus para estar nesta comunidade fundada por São Vicente. Essas experiências me moveram a servir nossos Mestres, os Pobres. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário