quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Missão do Japão 23/10/2022. 30º Domingo Tempo Comum C (Lc 18,9-14) Homilia



Este evangelho, de certa forma, põe em palavras uma atitude vergonhosa que muitos de nós temos, mas relutamos em admitir: justiça própria. E muitas vezes, sendo hipócritas, e porque sentimos que somos justos, acreditamos que somos mais merecedores das bênçãos de Deus do que outras pessoas.

Hoje, nosso Senhor nos diz que não é assim. Bênçãos são presentes de Deus. Não é mérito nosso. Nós as obtemos por meio de Sua misericórdia e generosidade. Não temos o direito automático de conseguir o que queremos apenas por causa dos pontos que ganhamos fazendo algo bom. Elas se limitam à Bondade e Graça de Deus.

Nosso Senhor é muito claro com Sua mensagem para nós neste domingo: reconhecer nossa necessidade da misericórdia e do perdão de Deus, porque somos pecadores, é um ato de grande valor e agradável a Deus. Ser humilde certamente não nos levará a errar. De fato, nos conduzirá diretamente ao Amor Misericordioso do Pai. Por outro lado, a justiça própria é uma enorme pedra de tropeço que nos impedirá de reconhecer a verdade de que precisamos da misericórdia de Deus. Esta é uma atitude vergonhosa que não apenas nos distanciará de outras pessoas, mas também de Deus.

Lembre-se, aos olhos de Deus somos todos iguais. Mas se começarmos a sentir e ver que estamos acima das outras pessoas, e deixarmos de reconhecer e aceitar nossas fraquezas e falhas, as pessoas humildes e arrependidas estarão em uma posição melhor em seu relacionamento com Deus.

O Senhor ouve o clamor dos humildes. Ele ouve as orações daquele que tem o coração sincero. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário