1. Vicente passou 25 anos tentando encontrar-se, tentando evitar queimar a largada e tentando se livrar de sua própria ambição.
Lição: É normal ficar um pouco perdido no caminho quando se está à procura de si.
2. Vicente esteve deprimido por 3 anos e meio. Encontrar-se é um trabalho árduo.
Lição: Se você estiver atravessando o inferno, continue caminhando sem parar. (Sir Winston Churchill, primeiro-ministro da Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial).
3. Vicente passou sua vida até aos 36 anos (1617) procurando por si mesmo, procurando Deus, e por uma renda estável para que ele pudesse se retirar em grande estilo. Ele encontrou, com efeito, sua missão pessoal no serviço aos pobres.
Lição: Às vezes o que você encontra é muito melhor do que o que você procurava.
4. Vicente sentiu que havia falhado com a sua família e teve receio de ir vê- los; mas quando foi até lá e os encontrou, receberam-no amavelmente. Depois, ele retornou para Paris e nunca mais os viu. Ele chorou por três meses.
Lição: Às vezes é bom retornar a nossa casa familiar. Às vezes, algumas boas lágrimas ajudam.
5. Vicente viveu com a nobreza (a família dos Gondi), mas fazia suas refeições com os servos.
Lição: Humildade e simplicidade sempre funcionam bem com as pessoas.
6. Vicente finalmente tinha descoberto sua missão: anunciar a Boa Nova aos pobres, a mesma missão de Jesus-Cristo. Ele encontrou seu modelo.
Lição: É bom ter uma missão pessoal na vida. É ainda melhor se ela for altruísta e nobre.
7. Os historiadores descrevem o período em que Vicente viveu como parte da chamada pequena idade glacial. Metade das colheitas se perderam; a fome aumentou num ritmo galopante e o número de pobres, exponencialmente.
Lição: É bom ter um grande desafio na vida. Você pode fazer a diferença de alguma maneira.
8. A França esteve em guerra durante toda a vida de Vicente, exceto nos últimos meses. A decapitação de dissidentes religiosos era comum. Uma grande parte do clero era incompetente, corrupta, ou ambos.
Lição: Não deixe que o ambiente o desencorage; você pode fazer a diferença de alguma maneira.
9. Entre 1610 e 1660, a população de Paris aumentou de cerca de 200.000 para mais de 400.000 hab.. A cidade não podia fornecer água, comida, nem dispor de um serviço de coleta de dejetos, suficientes para tal população. As doenças aumentaram significativamente.
Lição: Às vezes, o crescimento piora as coisas. Tente ver, de alguma maneira, as oportunidades.
10. Vicente teve conselheiros e escolheu os melhores, como o padre Pierre de Bérulle e São Francisco de Sales. Vicente tornou-se con- selheiro e ajudou outras pessoas a descobrir o melhor delas: Jean- Jacques Olier, Santa Joana de Chantal, e Santa Luísa de Marillac.
Lição: Conselheiros fazem a diferença. Tenha um bom. Seja você mesmo um bom.
11. Em Luísa de Marillac Vicente encontrou a parceira perfeita para construir seu modelo de empreendimento que provocará uma mudança de impacto no mundo. Luísa, como Vicente, era imperfeita e tinha suas dificuldades, mas, juntos, eles foram uma fonte de inspiração.
Lição: Pessoas imperfeitas são tudo o que temos; aceite-as e trabalhe com elas.
12. Um monge ofereceu a Vicente uma enorme propriedade, São Lázaro, fora dos limites da cidade de Paris. Ela tinha 74 hectares e para percorrer seu perímetro à pé, o tempo gasto era de uma hora e meia. Vicente a recusou porque, segundo ele, ela era muito grande, muito dispendiosa e mudaria a Congregação. Ele estava certo. O monge queria passar a propriedade para frente.
Lição: A primeira lei da economia: nada é gratuito. Cuidado com os cavalos de Tróia e com ofertas grátis. Jim Collins nos encoraja a ter metas grandes, “cabeludas” e audaciosas – em inglês, BHAGs, Big Hairy Audacious Goals. Trata-se de descobrir seu grande e audacioso objetivo. Quanto ao monge e a Vicente, à primeira vista, nenhum dos dois viu aí uma oportunidade.
13. Apenas um ano mais tarde Vicente aceitará São Lázaro e se mudará para lá. Neste lugar havia pessoas com problemas mentais, leprosos, filhos rebeldes de nobres, sacerdotes com problemas e muitos pobres. Agora, São Lázaro estava funcionando com mais de 600 lugares e prosperou desde o início.
Lição: Às vezes, leva-se um certo tempo para que todas as peças de um bom plano encaixem-se. (“Deus o fez”). Vincente descobriu seu grande e audacioso objetivo, com a ajuda de Deus.
14. Vicente tinha 1 metro e 73 centímetros de altura.
Lição: Tamanho não é tudo. Não é necessariamente uma pessoa grande que faz uma grande diferença.
15. Vicente soube equilibrar e fazer interagir na sua vida e no seu trabalho, oração, reflexão e ação.
Lição: É muito mais fácil viver uma vida equilibrada, se você mixa os componentes básicos.
16. Vicente viveu concretamente a vida, só mais tarde redigirá as regras. Ele escreveu as regras da Congregação da Missão 33 anos depois da fundação da mesma.
Lição: Viva a vida de maneira reflexiva, faça pequenas mudanças no caminho.
17. Vicente viveu 80 anos. Ao morrer, pensou que não tinha feito o suficiente. A expectativa de vida no seu tempo era de 35-37 anos.
Lição: Você pode ter muito mais tempo e ocasião para fazer o bem do que você merece. Nunca é tarde demais para começar. Oscar Schindler, refletindo sobre sua vida (no filme “A Lista de Schindler”) disse: “Eu poderia ter feito mais!” Conta-se que, quando Vicente estava no seu leito de morte, alguém lhe perguntou o que ele teria feito de maneira diferente em sua vida, e ele disse “mais”.
18. Vicente era de origem camponesa, de uma família de agricultores relativamente confortável, e era também um bom conhecedor do direito, sendo muito eficiente em matéria de procedimento jurídico.
Lição: Conheça suas raízes e poderá ajudar as pessoas que trabalham com você.
19. Vicente era um trabalhador infatigavel e tinha um temperamento muito forte, era bom em fazer mímicas, podia contar boas histórias e se relacionava bem com as mulheres.
Lição: Conheça os seus dons, seus pontos fortes e suas limitações – potencialize-os.
20. Vicente vendeu um cavalo alugado e desapareceu por dois anos; depois contou uma grande história para explicar sua ausência. Mais tarde, ele tentou reaver o que ele chamou de “aquelas cartas miseráveis” contendo a história da qual ele nunca falou.
Lição: Tudo bem se você tiver coisas em seu passado que não fazem sentido; faça sempre o bem.
21. Vicente foi aos camponeses pobres. Em seu tempo, 98% da população vivia nos campos, não nas cidades.
Lição: Vá onde há necessidade; não a espere vir até você. Quando Vicente tomou posse de São Lázaro, ele disse à sua equipe para não esperar que os hóspedes pedissem uma toalha ou um sabão, mas que providenciasse tudo para eles, com diligência. (Quando a polícia prendeu o famoso ladrão de bancos Willie Sutton, um policial perguntou-lhe o motivo pelo qual ele roubava bancos. Ele respondeu: “Porque é lá que o dinheiro está”.)
22. Vicente pregou um sermão de “um milhão de dólares” que mudou a sua vida e as vidas dos pobres na França. Este sermão, que ele pregou em Folleville, surpreendeu-o e está na origem da descoberta da missão de toda a sua vida. Posteriormente, a senhora de Gondi oferece um fundo de US$ 2,5 milhões para a missão de Vicente.
Lição: Seja atento às pessoas, depois tente ser bom no uso da palavra, seja na fala ou na escrita, e será um líder de fato.
23. Ele pregou um segundo sermão também famoso. À partir deste, muitas pessoas se sentiram motivadas à dar alimentos e medicamentos à uma família; eram tantas pessoas que formaram um grande cortejo rumo àquela casa. Vicente olhou, viu aquilo, e percebeu imediatamente que havia ali uma grande caridade, contudo estava fracamente organizada. Seu maior dom, o de servir os pobres, passa pela sua capacidade de organizar o esforço das pessoas – é a primeira vez na história mundial.
Lição: Esteja atento às suas experiências, você pode encontrar seu maior talento.
24. Vicente foi capaz de convencer o governo a mudar a forma como os prisioneiros eram tratados, para que as vidas deles se tornassem mais humanas.
Lição: Nunca subestime seu próprio poder e sua influência para fazer o bem.
25. Vicente não tinha medo de mudar as regras quando necessário. Também não tinha medo de deixar as coisas que não funcionavam.
Lição: Todo mundo comete erros; aprenda com eles e siga em frente.
26. Antes de envolver o clero no serviço aos pobres, ele teve de trabalhar na reforma e na educação do mesmo.
Lição: O melhor lugar para começar é, sempre que possível, o lugar onde você se encontra. Nós não podemos fazer isso sozinhos; lembremos que seguidores são líderes também.
27. Vicente escreveu a um de seus gestores – managers –, sobre o qual ouvira queixas de que estava servindo comida e vinho de má qualidade. Ele disse-lhe para servir boa comida e bom vinho aos que trabalham no serviço dos pobres.
Lição: Cuide de seu pessoal; celebre pequenos sucessos.
Fonte: Fragmento do texto do Pe. J. Patrick Murphy, CM