quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O que é que a 'Bahia' tem!?



A Bahia é famosa, internacionalmente, por sua capital Salvador, de cuja natureza e povo emanam uma energia contagiante graças a sua alegria e hospitalidade. O Carnaval Soteropolitano, com seus variados blocos puxados pelo axé dos trios, não fica atrás maré humana do Galo de Recife nem da beleza das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Os atrativos turísticos da Bahia são muitos, desde as grandes, até as menores cidades banham-se de vida oferecendo a sua gente e aos visitantes o seu melhor. Como já sinalamos, a Bahia é mais que carnaval, já seja por sua importância histórica – por ter acolhido a primeira capital do Brasil; cultural, por exportar cultura e arte – Rui Barbosa e Ivete Sangalo; e religiosa – por ter o Primaz do País – título dado ao Arcebispo da Diocese mais antiga do Brasil, suas inúmeras igrejas, ordens e até sincretismo.  


São Salvador da Bahia não esgota “o que a ‘Bahia’ tem”; se busca tranquilidade e desafogar-se desse mundo tão frenético, os indicamos uma estada num lugar especial, a 330 km de Salvador, no coração do Estado, uma verdadeira viagem no tempo que lhe reportará a um cenário praticamente feudal – o Mosteiro de Jequitibá, fundado em 1939 pelos monges cistercienses vindos de Schlierbach, na Áustria e que, em 1950, foi elevado à Abadia.

A área onde a Abadia está implantada foi doado pelo casal sem filhos: Coronel Plínio e D. Isabel Fernandes que instituíram por testamento a fundação Divina Pastora, com o objetivo de beneficiar a população sertaneja.

Atualmente a Abadia congrega uma Casa de Estudos, um Centro de Formação Espiritual, a Fundação Divina Pastora, uma Casa de Saúde, a Paróquia de Jequitibá, além de diversos serviços na área social, nas áreas de educação, saúde, habitação e reforma agrária.

A novidade do local é a implantação da Pousada São Bernardo, um lugar para descansar e apreciar a harmonia natural, renovar-se espiritualmente e degustar de uma boa comida caseira.

Passando pela Bahia, visite Jequitibá! #ficaadica! 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Igreja Matriz de Bela Cruz



 

Dezembro é o mês da festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. A Igreja Matriz de Bela Cruz é um dos templos católicos mais bonitos da região do Baixo Acaraú e está disponível para visitas todos os dias.

Ver a seguir dados históricos sobre a paróquia:
  • Em 1732, os habitantes do Alto da Genoveva (primeiro nome da Cidade), edificaram um pequeno templo em homenagem à Mãe de Deus;
  • Em 29/12/1941 – D. José Tupinambá da Frota fundou a Paróquia, colocando como padroeira a Imaculada Conceição, desmembrando-a da Paróquia de Acaraú;
  • Em 11/01/1942 tomou posse como primeiro pároco o Pe. Odécio Loiola Sampaio;
  • Em 1948 a igreja foi reinaugurada, depois de passar por uma reforma e ganhar a forma o tamanho que tem até os dias atuais;
  • De 1996 a 2000, assumiu como segundo pároco o Pe. Manoel Rômulo Rios Osterno;
  • De 2000 a 2011, a paróquia teve como terceiro pároco, o Pe. João Batista Rodrigues Vasconcelos;
  • De 2012 até a data, atuam em Bela Cruz dois sacerdote, pároco Pe. Emídio Moura Gomes e vigário Pe. Renato Welton de Farias Bôto.
  • Atualmente a igreja tem como pároco, o Pe. Francisco Cláudio do Nascimento.


Se por fora a igreja encanta por sua imponente torre encimada pela imagem da Virgem, graciosidade de suas portas e janelões, o tom-sobre-tom do rosado de suas paredes e o formato de cruz de sua planta externa. Os adereços internos completam não deixam a desejar nos quesito conforto, ambientação e beleza.

Justo na parte de cima do presbitério ver-se um vitral que simula uma estrela rodeado por um letreiro que diz: “Ave gratia Plena Dominus Tecum (Ave cheia de graça o Senhor está contigo). Na parede que fica por traz da estrutura que sustenta a imagem da Padroeira, ver-se dois anjos que exibem uma faixa onde se ler: “Regina sine labe originali concepta” (Rainha concebida sem pecado original).


No paroquiato de Pe. João Batista, a igreja ganhou pinturas sacras no forro interno, apesar de ter traço simples, as figuras são bonitas e passagem sua mensagem, o destaque é para o Espírito Santo, Nossa Senhora da Conceição e o Coração de Jesus de braços abertos que discorrem no alto de toda a nave central.

Além das imagens da Imaculada Conceição e de Jesus Crucificado no topo e centro do presbitério, somadas ao brasão com anjos; arco da aliança e cruz, com um pelicano e seus filhotes, cesto de pão e peixe, que parecem remeter a passagens bíblicas; a igreja abriga outras imagens, a saber:

Nave direita:
  • Coração de Jesus e o Sacrário (escoltado por dois anjos com vestes nas cores azul e rosa);
  • São João Batista, o profeta;
  • São Pedro - parte externa;
  • São Sebastião e
  • Nossa Senhora do Carmo, na lateral ao fundo.
 Nave esquerda:
  • São José e Santa Bárbara (parte em que anualmente é montado o presépio e onde também jazem os restos mortais do Mons. Odécio e seus irmãos);
  • São Luiz Gonzaga;
  • São Paulo - parte externa;
  • Santa Terezinha e
  • São Francisco, na lateral ao fundo. 
Nas laterais da nave central estão distribuídos quadros em formato semiovais que mostram a via-sacra; uma pintura em autorrelevo de João Batista e Jesus no batistério e um espaçoso coro, de onde são animadas as eucaristias.



Passando por Bela Cruz visite e Igreja Matriz, confira a descrição acima e conheça um pouco mais sobre a mesma.

Atualmente (Dez. 2021) a igreja está com os aspectos conforme se seguem:
A Virgem ganhou uma coroa e o altar um Crucificado grande

Houve melhoramentos na estrutura da igreja: som, pintura, iluminação, vitrais e imagens



Fonte: