Programação do EIJV e Atos Centrais da JMJ Rio 2013



A antessala da JMJ Rio 2013 serão as Semanas Missionárias que se darão por todo o Brasil e em alguns países da América Latina. Para os peregrinos que aderirem como “pré-jornada” o Encontro Internacional de Jovens Vicentinos – EIJV, começarão suas atividades em Belo Horizonte - 3ª maior cidade do país, capital do estado de Minas Gerais, terra do “Pão de Queijo”.

A acolhida para o EIJV se dará todo o dia 18/julho, que conduzidos até a “Cidade dos Meninos” serão recebidos por um grupo de teatro que fará surgir nos convidados sua essência mais vicentina. De 19 a 21 terá vigílias marinas, formações, eucaristias, visitas a obras vicentinas e muito más. As noites serão embaladas pela alegria própria da juventude e típica dos brasileiros – seguro que se dançará samba. E no início da noite do dia 21, os participantes viajarão, em ônibus, ao Rio de Janeiro.

Ali se unirão aos esperados 2,5 milhões de peregrinos para viver a XXVII Jornada Mundial da Juventude que está repleta de atividades, a saber: Missa de Abertura, presidida por o arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Mons. Orani João Tempesta, no dia 23; acolhida ao Papa Francisco, em 25 e Via Sacra da Juventude, também com o Sumo Pontífice, em 26. Essas três atividades acontecerão nas areias brancas e no passeio marítimo agitado da praia de Copacabana - uma das praias más famosas do mundo, que junto à praia de Leme possui 4,15 km de extensão, acompanhando a Av. Atlântica até o Forte de Copacabana, estando localizada no bairro de mesmo nome, na zona sul de Rio de Janeiro.

De 23 a 26 um parque na Quinta da Boa Vista receberá a Feria Vocacional levadas pelas congregações, seminários, ONGs de trabalhos voluntários, etc., que deve ser visitado por 100 000 pessoas. Atividade similar se dará de 20 a 28 em Jacarepaguá Riocentro/Cidade da fé que oferecerá uma vasta atividade cultural. Durante a Jornada, todas as 300 unidades da diocese do Rio ministrarão catequeses pelas manhãs e realizarão shows pelas tardes.     

O Almoço do Papa com os Jovens ainda está por definir um dia e um lugar, mas já se sabe que a Vigília e a Missa de Encerramento se darão no bairro de Guaratiba nos dias 27 e 28. Ademais dos grupos católicos cantariam na acolhida da vigília alguns nomes do cenário musical secular brasileiro. Durante a noite os peregrinos poderão aproximar para rezar nas tendas, organizadas por as congregações e as novas comunidades, que estarão distribuídas por todo o “Campus Fidei” - nome que passa a ter o local da vigília e missa de envio, por acolher o evento.  

Em entrevista recente, o Papa Francisco expressou seu desejo de terminada a jornada peregrinar ao Santuário de Aparecida, também há a possibilidade que visite países do cone sul, mas são informações que só serão confirmadas posteriormente.   

Ver la noticia publicada en español HAGA CLIC AQUÍ  

Comentários