Cruz: Nossa missão não tem como foco o viés devocional, mas a Cruz de Jesus, lugar especial onde é revelada o Amor de Deus. Não um Deus ornado de poderes, mas de misericórdia; não um Deus complexo, mas simples; não um Deus todo poderoso, mas que se faz fraco, manifestando assim sua opção preferencial pelos fracos, pelos pobres, pelos humildes.
Palavra e Pão: Nossa missão, tendo com foco essa Cruz de Jesus, é mantida, abastecida e sustentada pela eucaristia. A Palavra, além de vicentinamente aludir ao primeiro Sermão da Missão pregado por São Vicente de Paulo em Folleville, em 1617, é para nós a voz de Deus, mensagem que nos guia, ensina e liberta.
O Pão, também remete à caridade empregada por São Vicente e seus paroquianos junto àquela família de Châtillon, em 1617, bem como, é para nós, pão da vida, pão dos pobres, pão que nos reúne em torno de Cristo, dispensador da Graça Deus.
Caminho: O Caminho é Cristo Missionário, as Pegadas somos nós, “Igreja em saída”. Em Cristo caminhamos. Cada passo mostra nosso desejo de anunciá-lo como Verdade e Vida. (Jo 14,6). Esse anúncio, o fazemos descalços, despojados de toda autossuficiência, mas munidos das virtudes vicentinas (Humildade, Simplicidade, Mansidão, Mortificação e Zelo), virtudes estas extraídas do Evangelho de Jesus.
Luz: Significa que, iluminados por Cristo, Sol da Justiça, seremos capazes de discernir os sinais dos tempos, para responder com generosidade, justiça e caridade a nossa vocação de discípulos/missionários, a partir do carisma vicentino.
Por último, temos o Letreiro: Santas Missões Populares Vicentinas, com as cores missionárias e o versículo: “O Senhor me enviou para evangelizar os pobres” (Lc 4,18), indicando que também nós queremos continuar a missão iniciada por Jesus.
Tudo nessa ilustração aponta para Cristo, pois Ele é nosso ponto de partida e de chegada. Assim nos lembrava São Vicente de Paulo: "vivemos em Jesus Cristo pela morte em Jesus Cristo, e que temos de morrer em Jesus Cristo pela vida de Jesus Cristo e que nossa vida tem que estar oculta em Jesus Cristo e cheia de Jesus Cristo, e que para morrer como Jesus Cristo, tem que se viver como Jesus Cristo”. (SVP, Coste I, 197).
Animação com a logomarca