Embora tenhamos entrado na disciplina da Quaresma, por meio do jejum, da oração e da esmola, não estamos entrando no tempo da solidão ou da tristeza.
Embora seja verdade que nos seja pedido que façamos alguns sacrifícios e reflexões, na verdade, estamos gradualmente entrando em um período de grande alegria.
O Grande Dia da nossa Salvação!
A Quaresma é uma oportunidade para nos lembrarmos da verdade de que, mesmo que a vida tenha muitas tentações e decepções do mal, isso não significa que somos perdedores.
A Quaresma nos lembra das experiências de nosso Senhor e de como Ele enfrentou e superou Seus sofrimentos e Sua morte.
Nesta Quaresma, há três coisas das quais estamos sendo lembrados para permanecermos em forma de luta contra o mal:
Primeiro, nosso evangelho de hoje nos diz que as tentações estão sendo usadas pelo mal em nossos momentos de necessidade e fraqueza.
Como aconteceu com Jesus. Como Ele estava na escassez e tinha fome, o diabo tentou Jesus a transformar a pedra em pão, para que Ele comesse. /O diabo faz isso conosco todos os dias.
E, na verdade, as palavras do demônio são doces e convidativas. /Lembre-se de que Jesus não cedeu.
Ele sabia que tudo era apenas para enganá-lo e desviá-lo do que o Pai queria que Ele fizesse.
Em segundo lugar, por meio dessa experiência de Jesus na dificuldade, estamos sendo lembrados de que, durante esses momentos de tentação, nossa defesa mais forte sempre será a Palavra de Deus, que nos levará a orar.
Se observarmos Suas respostas à tentação, Ele sempre respondeu usando a Palavra de Deus. E, de certa forma, Jesus está nos lembrando que, se conhecermos de cor a Palavra de Deus e a vivermos, estaremos armados com a maior arma para combater o mal.
Em terceiro lugar, está claro em nosso evangelho que nossas orações e sacrifícios, juntamente com as boas obras, são nossos melhores meios de combater as tentações e os enganos do mal. /E com isso, Jesus nos lembra que, se conhecermos de cor a Palavra de Deus e a vivermos, estaremos armados com a maior arma para combater o mal.
E, com isso, também somos lembrados que, com nossas orações, juntamente com nossa oferta de sacrifícios, podemos vencer o mal e alcançar nossa vitória.
A Via Sacra é a bênção oculta que nos foi dada pelo Pai. /Porque é o caminho para nos oferecermos fielmente, de todo o coração, à Sua vontade.
Esta é a Boa Nova que Jesus quer que todos nós entendamos melhor enquanto estamos no período da Quaresma. /Que este tempo, entre outras coisas, é um tempo de alegria.
Porque, durante esse momento, somos lembrados da Esperança que Jesus plantou em cada coração de todos os Seus fiéis.
Que, apesar da realidade da vida ser difícil e pesada às vezes, nós, como crentes em Jesus, temos a capacidade de rejeitar e vencer o pecado e o mal.
Por meio de nossos sacrifícios, orações e obras de bondade, podemos contribuir para a destruição do mal.
este período da Quaresma, reconheçamos novamente essa força interior e esse poder contra o mal. /E caminhemos nesta vida armados com essa esperança conquistada por Jesus. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário