A recepção do grau de Bacharel em Teologia é carregada de simbologia e de responsabilidade. O adjetivo teólogo, bem diferente dos demais adjetivos de profissão, aponta para a capacidade de falar de Deus e da Transcendência, de maneira competente, com a consciência de servidor da humanidade, no que diz respeito à busca de sentido para a vida, para além das respostas superficiais. Por outro lado, em um mundo carregado de incertezas e mergulhado em profundas crises existenciais, ser teólogo significa abraçar a tarefa de mistagogo, companheiro e companheira de quem se lança na caminhada em direção do Absoluto, oferecendo-lhe o serviço da guia e do discernimento.
Após um triênio de vida acadêmica, os caminhos de vocês se repartirão em múltiplas direções, pelas estradas da história, das culturas, das Igrejas e das religiões. Desejo que o saber teológico acumulado seja partilhado, com generosidade, onde quer que estejam. E, mais, que a bagagem teológica de cada um e cada uma se enriqueça com subsequentes cursos de mestrado e doutorado, pesquisas, leituras, publicações, docência, assessorias e tantas outras formas.
Coloco a infraestrutura do Departamento de Teologia da FAJE à disposição de vocês, na medida em que lhes puder ser útil, na nova etapa que se iniciará, como teólogos egressos e egressas de nossa instituição. Faço votos que a FAJE seja sempre um ponto de referência para vocês e que a amizade com os professores e as professoras seja cultivada, mesmo na distância. PARABÉNS! FELICIDADES! MUITO SUCESSO NA CAMINHADA CONTEM SEMPRE CONOSCO!
Belo Horizonte, 01 de dezembro de 2021.
Prof. Dr. Jaldemir Vitório SJ Diretor do Departamento de Teologia
Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário