quinta-feira, 29 de junho de 2023

Missão do Japão 02/07/2023: 13º Domingo do Tempo Comum (Mt 10,37-42) Homilia



Neste domingo, através do nosso evangelho, estamos sendo informados de que a exigência de seguir o Senhor inclui não apenas aprender e colocar em prática Seus ensinamentos. O que torna o seguimento de Jesus mais desafiador e, às vezes, realmente difícil, é a exigência de sacrifício.

Veja o que o Senhor Jesus está nos dizendo hoje no evangelho. Ele diz que quem ama pai e mãe, filho ou filha mais do que a Ele não é digno d’Ele. E quando alguém não toma a sua cruz e segue Jesus, também não é digno d’Ele.

Jesus insiste que, se quisermos ser dignos de Seu amor e da promessa da Vida Eterna, Ele deve ser nossa prioridade. Claramente, quando amamos Jesus mais do que qualquer um, não é para o bem de Jesus. Na verdade, é para o nosso próprio bem. É para nosso próprio benefício.

Não, Jesus não quer colocar um fardo pesado sobre nós. O sacrifício de carregar nossas cruzes ajudará a nos transformar para nos tornarmos autênticos seguidores do Senhor. Assim como a Cruz de Jesus trouxe salvação à humanidade, nossas próprias cruzes nos conduzirão à nossa salvação.

Assim, o que o Senhor realmente quer nos dizer neste domingo é, primeiro, que manifestemos consistentemente o nosso ser discípulos d’Ele. Porque um verdadeiro discípulo, antes de tudo, tem um grande Amor por Jesus.

Em segundo lugar, um verdadeiro cristão abraça os desafios que surgem em seu caminho. Ou seja, um autêntico seguidor de Jesus sabe que sacrifícios, como as nossas cruzes, são experiências significativas que purificarão o coração e a alma do fiel.

Quando o amor por Jesus é grande, carregar nossa cruz nunca será um fardo. Na verdade, será um caminho alegre, porque sabemos que estas cruzes são realmente o nosso guia e o nosso indicador para o Caminho da Vida Eterna que nos foi prometido por Jesus.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário