quinta-feira, 6 de junho de 2024

Missão do Japão 09/06/2024: 10º Domingo do Tempo Comum | ANO B (Mc 3,20-35) Homilia



Porque Jesus era diferente e difícil de entender, sua família achava que Ele estava fora de si.

Provavelmente pensaram que, por estar tão ocupado com seu trabalho, às vezes sem comer, sem descanso e sem dormir, ele havia ficado doente e quase louco.

Pode não ser uma acusação tão séria contra Jesus, mas só porque alguém é diferente ou difícil de entender, julgar alguém como “fora de si” ou louco, acho que ainda é preocupante.

Por tudo o que você sabe, essa impressão ou julgamento pode vir de um motivo mais profundo. A inveja pode estar se infiltrando.      

O que foi sério foi o que os escribas e fariseus disseram sobre Jesus. Eles o acusaram de estar possuído pelo poder de Belzebu, o chefe dos demônios.

Por quê? Porque queriam arruinar sua reputação e desacreditar o bem que Jesus estava fazendo. E por que eles queriam arruiná-lo e desacreditá-lo? Porque tinham inveja de Jesus. 

O que o evangelho nos diz neste domingo?

Primeiro, às vezes é um fato da vida que, quando nos dedicamos ao serviço do Senhor, ou quando estamos realmente comprometidos em seguir Jesus, há pessoas que têm dificuldade em nos entender.

Devemos interromper o tipo de compromisso que temos só porque os outros não entendem e não reagem?

Não. Porque nosso relacionamento com Jesus é mais importante do que os comentários e as opiniões dos outros.

Em segundo lugar, o evangelho nos lembra que a inveja sempre será uma obra do diabo.

E a inveja só trará ruína, fracasso e divisão. 

Foi por causa da inveja que a serpente enganou Adão e Eva.

E o fruto desse engano foi o pecado de Adão e Eva, sua desobediência a Deus.

Foi por causa do coração invejoso dos fariseus e escribas que eles foram levados a mentir e inventar histórias falsas sobre Jesus e Sua obra.

Foi por causa da inveja de Jesus que eles queriam matá-Lo.

Assim, somos lembrados de tomar cuidado para não ter inveja dos outros. Porque a inveja não nos levará a promover a paz, a unidade e o amor.

A inveja é uma ferramenta do diabo para causar divisão, caos, ódio, etc.

Em vez disso, cultivemos o amor dentro de nós. Sim, Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, mas o Amor de Deus ainda prevaleceu. Deus não os abandonou.

Jesus sofreu e morreu, mas Seu grande amor pela humanidade trouxe a salvação e a vida eterna quando ressuscitou.

Cultivemos o amor e suas diferentes expressões, como o perdão, a compreensão, a harmonia, o respeito, etc., em nossos corações e em nossas vidas.

Porque isso nos identifica cada vez mais como verdadeiros filhos do Pai.

Fazendo isso, refletiremos cada vez mais a verdade sobre Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário