quarta-feira, 22 de maio de 2024

Missão do Japão 26/05/2024: Santíssima Trindade | ANO B (Mt 28,16-20) Homilia



Hoje é a Grande Festa da Santíssima Trindade.

Talvez para muitos de nós, sendo esta festa do mistério das Pessoas Divinas verdadeiramente difícil de compreender, sintamos que ela não tem qualquer relação com a nossa experiência humana.

Podemos achar que esta festa não tem nenhuma ligação com o nosso dia a dia.

Com uma reflexão mais profunda, porém, perceberemos que, de fato, a Santíssima Trindade está muito ligada a nós e ao nosso dia a dia.

Por causa da graça do batismo, Deus está se movendo e trabalhando em nós e através de nós.

Por que temos a inclinação de ofertar, de ser generosos, de suprir as necessidades de nossos entes queridos e de criar algo?

Essas são as qualidades compartilhadas conosco pelo Pai, que é nosso Provedor. Ele, que é compassivo e generoso.

Por que você acha que temos a inclinação de ajudar, de sacrificar, de servir, de curar, de ter empatia? Estas são as qualidades compartilhadas conosco pelo Deus Filho, Jesus.

Deus Espírito Santo é responsável pela nossa capacidade de inspirar, guiar, iluminar e fortalecer outras pessoas.

As coisas boas que fazemos em nossas vidas estão presentes e funcionando porque o Deus Único em Três Pessoas Divinas compartilhou conosco Suas qualidades e está muito presente em todos os dias e em todos os momentos de nossas vidas.

Ao darmos honra e gratidão à Trindade, não esqueçamos esta importante mensagem que esta festa nos lembra.

Pois a Festa da Trindade nos lembra que ser batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não significa apenas que acabamos de nos tornar membros de uma comunidade cristã.

Mas isto também significa que, como membros batizados desta comunidade, temos a responsabilidade de ajudar a preservar a sua dignidade e valor.

Temos o dever de garantir que esta Igreja, o povo de Deus, permaneça fiel à sua identidade: Uma comunidade eclesial amorosa.

Em virtude dos nomes que nos são atribuídos, o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, devemos ser um reflexo do Amor verdadeiro e genuíno.

Que possamos sempre lembrar esta verdade e perceber que cada um de nós batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, por mais pecadores que sejamos, é capaz de fazer o bem.

Pois em virtude do nosso batismo nos tornamos parte do Grande Mistério da Santíssima Trindade. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário