A Festa de Pentecostes, que hoje comemoramos, é certamente muito especial para toda a Igreja. Porque foi durante este acontecimento que nasceu a Igreja.
Esta festa recorda-nos o início e a origem do que temos hoje. E, portanto, traz à nossa consciência que a Igreja, através do dom da vinda do Espírito Santo, se torna possível.
Embora seja significativo para nós lembrar o início da Igreja, também é bom para nós reconhecermos uma realidade muito importante que aconteceu. Porque reconhecer esta realidade, espero, nos ajudará a viver adequadamente.
E qual é essa Verdade? A verdade de que a vinda do Espírito Santo é uma realização do que Jesus prometeu aos Seus discípulos.
É o cumprimento do compromisso que Jesus assumiu, de estar sempre conosco. O compromisso que Ele expressou antes de partir, de estar com o Pai Celestial. Jesus cumpriu Sua promessa de estar conosco, enquanto caminhamos em direção ao Reino.
O Pentecostes é um símbolo de uma promessa cumprida. É um símbolo do amor autêntico que Jesus tem pela humanidade. É um sinal de um compromisso incondicional de Deus com o Seu povo, apesar da verdade de que muitas dessas pessoas são fracas, infiéis e desobediente. Através da Igreja, mesmo que a humanidade seja frágil e esquecida do Amor de Deus, o Espírito Santo tornou-se mais íntimo de nós.
O Espírito não está apenas presente na Igreja, como força motriz da Igreja. O Espírito penetrou em nosso ser e se uniu a nós. / O Espírito Santo habitou em cada um de nós quando fomos batizados. E habita cada vez que um novo membro da Igreja é recebido./
Nenhum comentário:
Postar um comentário