quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Missão do Japão 20/10/2024: 29º Domingo do Tempo Comum | ANO B (Mc 10,35-45) Homilia


Ser reconhecido como importante e grandioso é uma tendência humana. E, por envolver poder, popularidade e prestígio, é realmente uma tentação para muitos.

Essa tentação, de fato, não escapou aos apóstolos. À primeira vista, foram apenas Tiago e João, porque eles expressaram a Jesus seu verdadeiro desejo.

O fato, porém, de os outros dez apóstolos se sentirem mal com os dois irmãos, parecia que eles também tinham essa ambição de estar no topo.

A reação de Jesus, no entanto, a essa atitude de Seus apóstolos não foi de raiva ou frustração contra eles. O que Jesus fez foi tirar proveito da situação para fazê-los entender o verdadeiro significado de liderança.

Jesus queria que Seus apóstolos fizessem o mesmo que Ele.

Ele era um líder que servia e era capaz de lavar e beijar os pés de Seus próprios apóstolos.

Ele era um líder-servo cujas palavras apontavam sempre na mesma direção de suas ações.

O que motivou Jesus a se tornar um líder tão importante para as pessoas de Sua época? Não havia outro motivo ou poder senão o Amor.

Foi esse grande amor que fez com que Jesus se esquecesse de Sua própria condição de Filho de Deus e se oferecesse a serviço do povo de Deus.

Foi por isso que, antes de voltar para o Pai, Jesus enfatizou que era importante que os apóstolos e Seus discípulos amassem uns aos outros.

Esse amor é necessário para poder sustentar a humildade e o altruísmo em nosso trabalho de divulgar e continuar a missão de Cristo.

Hoje, por meio de nossa liturgia, Jesus nos lembra dessa bela característica de sermos cristãos. Que, antes de tudo, como cristãos, somos líderes. E como líderes cristãos, não estamos aqui para abusar do poder.

Estamos aqui para liderar e inspirar outros a continuar a missão de serviço e amor iniciada por nosso Senhor.

Ao continuarmos nossa celebração eucarística hoje, estejamos mais uma vez cientes de que nosso chamado cristão é um chamado à caridade e à missão.

E quando vivermos bem nosso chamado, certamente teremos um lugar garantido no Reino.

Talvez não no lado esquerdo ou direito de Jesus, mas certamente em um lugar com Jesus. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário