sexta-feira, 14 de julho de 2023

Missão do Japão 16/07/2023: 15º Domingo do Tempo Comum (Mt 13,1-23) Homilia



A contação de histórias foi uma das ferramentas que Jesus usou em Sua obra de evangelização. E uma boa qualidade de Seu estilo era o uso de coisas e atividades familiares aos Seus ouvintes. Para entender facilmente Seus ensinamentos, Jesus usou como exemplos coisas relacionadas à vida das pessoas. Por exemplo, a Parábola do Semeador é sobre agricultura. Jesus usou esse meio de vida comum das pessoas de Seu tempo para ensinar uma mensagem importante sobre a Palavra de Deus.

A parábola do semeador nos lembra duas coisas importantes.

Primeiro, como cristãos, devemos levar a sério a Palavra que está sendo semeada em nós. Devemos permitir que ela cresça e dê frutos. Significa que, para que a Palavra cresça e dê muito fruto, o cristão que recebe a Palavra deve ser um rico e bom recipiente, assim como uma terra boa.

Em segundo lugar, um cristão não é apenas um receptor da Palavra. Todo cristão é um evangelizador. Um semeador, encarregado de ensinar a Palavra aos outros. Portanto, para que um cristão seja um semeador eficaz, ele deve primeiro aprender a amar e praticar a Palavra em sua própria vida cotidiana.

Cada vez que vamos à Missa, a semente da Palavra de Deus é semeada em nós. O que aconteceu com a Palavra que recebemos? Temos sido bons destinatários da Palavra? Temos nos deixado transformar, nos tornado evangelizadores com a Palavra que recebemos? Nos tornamos inspiração para outros espalharem a Palavra que receberam através de nós?

Se nos descrevermos como recipientes da Palavra de Deus, em que tipo de solo nos incluiremos? terreno seco? Terreno rochoso? terreno espinhoso? Ou terra boa?

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário